segunda-feira, 8 de junho de 2009

Clube de Cinema de Marília

CLUBE DE CINEMA DE MARÍLIA

O Clube de Cinema da cidade de Marília, entidade cultural sem fins lucrativos, foi fundado em 12 de outubro de 1952, por Roberto Caetano Cimino e Alfeu Afonso, com o desenvolvimento da cidade, divulgando o cinema como arte e cultura e também fazendo parte da própria história da cidade.
As primeiras exibições  foram em 16 mm num prédio localizado na Rua Maranhão com a   exibição do 1º filme "A dama de Xangai". A partir daí surgiram exibições em 35mm, que eram denominadas naquele tempo "Sessões de Cinema de Arte". Com  o passar do tempo o Clube de Cinema dedicou-se  também  a oferecer Cursos de Cinema, Simpósios  e Festivais de Cinema com destaque ao Jornal Curumim, que o Clube manteve durante anos com a finalidade de divulgar a programação dos cinemas de Marilia.

Foi declarado de utilidade pública pela Lei número 648, de 26 de Junho de 1957. E com o intuito de difusão do cinema como arte, o clube proporcionou, em âmbito nacional, projetos como o Festival de Cinema em 1960, que é defendido por vários especialistas como sendo o primeiro do tipo no Brasil; cursos de cinema nas décadas de 60 a 80, sendo ministrados por críticos da área como Pe. Guido Logger, Máximo Barro e A. Carvalhães; o Prêmio Curumim, também com importância nacional que premiava o diretor do melhor filme nacional exibido; e o encontro Paulista de Cine Clubes.
A cidade de Marília através do seu Clube de Cinema foi palco de diversos eventos importantes sobre Cinema. A Cidade sediou em 1960 o primeiro festival de cinema do Brasil, que contou com a presença de vários atores e diretores consagrados na época. Marília foi sede do evento em outras duas oportunidades nos anos de 1967 e 1969.
O clube de cinema de Marília, o mais antigo de todo o Brasil fundado em 1952, promoveu também o Prêmio Curumim que premiava o diretor do melhor filme nacional exibido na cidade de Marília entre os anos de 1966 a1985. Dentre os premiados encontra-se Hugo Carvana com o filme “Vai trabalhar vagabundo”,  premiado em 1975, Joaquim Pedro de Andrade com o filme “Macunaíma - Baseado na novela homônima de Mário de Andrade”, premiado em 1979 e Tizuka Yamasaki com o filme “Gaijin - Caminhos da liberdade”, premiado em 1980.
Paralelamente ao Prêmio Curumim, o Clube de Cinema promovia durante o mês de outubro de cada ano o  Encontro Paulista de Cine Clubes, que reunia os amantes do cinema de todo o estado de São Paulo.
Entre 1975 a 1988, as atividades foram decrescendo por causa do descaso com a cultura em geral. Assim as exibições em 35mm foram encerradas. As sessões em 16mm permaneceu, enfrentando diversos problemas. Em 1989 acontece a transferência do Clube de Cinema para um local mais apropriado, com amplas possibilidades de trabalho junto a outros segmentos culturais.
A partir da década de 90 a programação de filmes do Clube de Cinema de Marília passou a ser realizada em vídeo e as exibições passaram a ser feitas em uma sala da Secretaria Municipal de Cultura, que atualmente apóia o projeto. Os maiores beneficiados com esta parceria são os alunos da rede pública municipal, que vêm participando de exibições de filmes antecedentes por explicações sobre os mesmos, o cinema, entre outros, sendo este material de trabalhos escolares.
Atualmente o Clube de Cinema de Marília mantém uma biblioteca com livros especializados, além de videoteca aberta aos seus associados e um acervo com mais de 22.000 críticas de filmes.
O Clube de Cinema de Marília exibe sessões de filmes todos os sábados e domingos a partir das 20h15.

Atendimento:
Centro Cultural - Av. Sampaio Vidal, 245 – 1° Andar.
Sessões: Sábados e Domingos às 20h15.
Fone: 3402-6600 - ramal 6614
E-mail: ccm-clubedecinema@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário