segunda-feira, 8 de junho de 2009

Equipamentos Culturais

Museu de Paleontologia de Marília

Histórico:
Criado através do Decreto nº 5509 de 26/09/2003, e inaugurado em 25/11/2004 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura, o Museu de Paleontologia de Marília é uma significativa contribuição ao conhecimento científico regional e nacional na área da paleontologia. 

Seu objetivo é promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados junto à população e à comunidade científica e estimular a presença de visitantes da própria cidade, bem como da região e também de outras partes do país, uma vez que é o único museu com essa temática, em todo o oeste do estado de S. Paulo. 

Sob coordenação do pesquisador William Nava, no museu podem ser vistos fósseis e réplicas do Mariliasuchus amarali e Adamantinasuchus navae, fósseis de crocodilianos descobertos por Nava na região de Marília e ossos de dinossauros, como um fêmur medindo 1,10 m de comprimento, fósseis e ovos de crocodilos e restos de tartarugas que contam a história geológica desta região, além de peixes fossilizados e troncos de árvores petrificados obtidos por doação. Painéis e fotografias retratam as eras geológicas e os trabalhos de escavação em busca de fósseis.

A revista Ciência Hoje, publicou uma matéria na sua edição de número 45 de Dezembro de 2009, onde dá destaque à descoberta de William Nava de um grande dinossauro herbívoro, provavelmente um titanossauro, que habitou a região de Marília entre 65 e 80 milhões de anos atrás - mais uma prova da enorme riqueza paleontológica da nossa região. Para ver a matéria na íntegra clique aqui

O museu abre novas perspectivas no campo científico e também para o turismo do município. Está filiado à Sociedade Brasileira de Paleontologia e vem atuando em parceria com universidades e museus na divulgação de artigos científicos. Confira na galeria de fotos imagens sobre o trabalho de campo do pesquisador, visitas a outros museus e alguns achados paleontológicos capturados pela câmera do fotógrafo. 

Projeto "Lugares de Aprender"
No mês de março de 2010, foi firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Marília e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, que objetiva propiciar visitas agendadas e monitoradas a educandos da Rede Estadual de Ensino, no contexto do Programa “Cultura é Currículo”. Veja o texto na íntegra.

Atendimento: (entrada franca):
Horário: Seg a Sex, das 8h às 14h. (de 31/07/15 a 31/12/15)
Endereço: Centro Cultural - Av. Sampaio Vidal, 245 (entrada pela Av. Rio Branco)
Fone: (14) 3413-6238
Coordenador: William Roberto Nava



Equipe do Museu - Natália Araújo, Izabel Brandão, Wiliam Nava e Juliana Eloísa

0 comentários:

Postar um comentário