segunda-feira, 8 de junho de 2009

Oficina Cultural "Tarsila do Amaral"

ATIVIDADES GRATUITAS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CULTURAL
  
Programação de Novembro/2012:
     
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - CONTO QUE PUXA CONTO

Coordenação: Deda Zeppini. 07/11 (4ª feira) 14h às 15h. Indicação: livre. 120 lugares. “Conto que puxa conto” traz para o público infantil duas histórias populares recolhidas por Câmara Cascudo, encenadas pela atriz Deda Zeppini, a partir de expressões teatrais e técnicas para contar histórias. A apresentação, bem interativa, termina com um jogo onde as crianças podem criar outra história coletivamente.

WORKSHOP - CONTAR E FAZER HISTÓRIAS
Coordenação: Deda Zeppini. 06 e 07/11 (3ª e 4ª feira)  18h30 às 21h30. Público: educadores, artistas, estudantes de pedagogia e comunicação social. Inscrições: 1 a 26/10
Seleção: primeiros inscritos. 30 vagas. O workshop pretende apresentar possibilidades de técnicas teatrais na contação de histórias por meio de exercícios e jogos teatrais, a fim de que o narrador aprimore sua capacidade de mergulhar numa história e transformá-la por meio da narração oral. Deda Zeppini é atriz, diretora e arte-educadora. Desenvolve pesquisa em playback theatre há dez anos. Em 2009, dirigiu "Pai contra Mãe", espetáculo baseado em Machado de Assis. É coordenadora do Grupo Nhemaria e, atualmente, desenvolve os projetos de contação de histórias: “Contos Machadianos” e “Conto que Puxa Conto”.
  
MINICURSO: O BRASIL DE 2012 E OS REFLEXOS DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE 1922
Coordenação: Paulo Cunha. 7 a 21/11 (4ªs feiras) – 18h30 às 21h30. Público: interessados em geral a partir de 15 anos. Inscrições: 1/10 a 5/11. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas. A proposta deste minicurso é contextualizar a Semana de 22, revelando as influências políticas e culturais desse importante movimento na construção histórica e cultural do Brasil, 90 anos depois. O curso instiga o debate e a reflexão por meio de aulas expositivas e exibição de filmes. Doutor em Ciências Sociais e professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Paulo Cunha atua em Ciência Política com ênfase em Teoria Política e Pensamento Social Brasileiro. É autor de vários livros e participa de conselhos editoriais de diversas revistas científicas.

SHOW: “MATIZES DO ROCK: ELVIS, BEATLES E JOVEM GUARDA”
Banda Velha Cotação. 08/11 (5ª feira) – 20h. Indicação: livre. 130 lugares. Retirar convites a partir de 5 de novembro na sede da Oficina. Formada por músicos com experiência no rock e no jazz, a Banda Velha Cotação traz o show “Matizes do Rock: Elvis, Beatles e a Jovem Guarda”, que apresenta um repertório de clássicos do rock das décadas de 50 e 60, entremeado com comentários sobre a história das canções e seus célebres intérpretes. Com trajes e instrumentos musicais que fazem alusão àquela época, os integrantes são Igor Cavassana (voz e guitarra), Bruno César Penha (voz e contrabaixo), Anderson “Spock” Ferreira Ramos (guitarra solo) e Marco Aurélio Elias Correa (bateria).

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: ARTE E TECNOLOGIA
Coordenação: Sandra Rubin. 10/11 (sáb) – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30. Público: profissionais, estudantes da área e interessados a partir dos 15 anos com câmera fotográfica
Inscrições: 1/10 a 6/11. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas. A oficina tem por objetivos discutir questões teóricas e práticas fundamentais ao conhecimento da ciência da fotografia e iniciar conceitos da linguagem do alfabetismo audiovisual por meio de elementos presentes durante o processo de registro e composição da imagem. Mestre em Comunicação pela UNESP, Sandra Rubim é foto jornalista e professora. Participou de várias mostras fotográficas individuais e coletivas e desenvolveu atividades junto ao acervo fotográfico e museográfico da Universidade do Sagrado Coração.

ESPETÁCULO: A CUCA FOFA DE TARSILA
Cia Articularte. 22/11  (5ª feira) - 15h30. Indicação: livre. 
130 lugares. Apresentar, de forma lúdica, um trecho da história da arte brasileira é a proposta de “A Cuca Fofa de Tarsila”, encenação de teatro de bonecos manipulados, de corpo inteiro, com base na técnica Bunraku (atores aparecendo ao fundo). Com texto e direção de Dario Uzam, bonecos de Surley Valéria, o espetáculo é inspirado na obra de Tarsila do Amaral (1886), uma das maiores artistas plásticas brasileiras.

WORKSHOP: JORGE AMADO NA COZINHA
Coordenação: Fernando Nogueira. 23/11 (6ª feira) - 9h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30. Público: interessados na área a partir de 16 anos. Inscrições: 1/10 a 19/11. Seleção: primeiros inscritos. 15 vagas. Unindo Literatura e Gastronomia, o workshop apresenta a cozinha regional baiana por meio das histórias e sabores das obras de Jorge Amado. A atividade terá dois momentos: primeiramente, um estudo de caso - a história da culinária baiana a partir da visão de mundo do escritor Jorge Amado; depois, na cozinha experimental - preparação de pratos e degustação. 
Fernando Nogueira é bacharel em Ciências Sociais com extensão universitária na área de educação. Desenvolve pesquisas em história, memória e produção cultural, com destaque para a culinária brasileira.

WORKSHOP: PRÉ-PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
Coordenação: Maria Inês Godinho. 24/11 e 1/12 (Sáb) – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30. Público: profissionais e demais interessados na produção audiovisual, a partir de 18 anos. Inscrições: 1/10 a 20/11. Seleção: carta de interesse. 30 vagas. A oficina abordará todas as etapas de pré-produção de um documentário, além da preparação de estratégias de gravação e edição de som por meio de atividades práticas, finalizando com um debate sobre as perspectivas quanto à veiculação e financiamento dos projetos. Roteirista, produtora e professora universitária, Inês Godinho é mestre em Ciências da Comunicação pela USP, especialista em Linguagem Audiovisual pelo Instituto Oficial de Radio y Television (Espanha) e graduada em Rádio e TV pela FAAP.



Realização: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO,
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, POIESIS OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

OFICINA CULTURAL TARSILA DO AMARAL (POIESIS)
Atividades gratuitas
Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro
piso superior da Biblioteca Municipal
(entrada pela Av. Rio branco)
E-mail: tarsiladoamaral@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br - www.poiesis.org.br

www.cultura.sp.gov.br
Fone: (14) 3453-5660
Coordenadora: Milena Deganuti de Melo

0 comentários:

Postar um comentário