segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projeto: “Lugares de Aprender: a escola sai da escola”

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARILIA ASSINA TERMO DE CONVÊNIO COM A FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FDE

Na primeira quinzena do mês de março, foi celebrado o Termo de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Marília e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, que objetiva propiciar visitas agendadas e monitoradas a educandos da Rede Estadual de Ensino, no contexto do Programa “Cultura é Currículo”, Projeto “Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola”, concebido pela equipe técnica da Gerência de Educação e Cultura, da Diretoria de projetos especiais da FDE..
Para o cadastramento das entidades e conhecimento do projeto, Iara Regina Pauli, Secretária M. de Cultura e Turismo e sua Assistente Técnica Denise Campos Justino, estiveram em São Paulo na primeira reunião realizada em novembro de 2.009 na Secretaria de Estado da Educação, na capital, onde cadastraram as duas instituições museológicas de nossa cidade, o Museu Histórico e Pedagógico e o Museu de Paleontologia. 
O desenvolvimento do programa, que busca implantar uma nova relação do currículo escolar com diferentes manifestações culturais do Estado, oferecendo oportunidades para que alunos e professores usufruam de equipamentos e de diferentes linguagens culturais, só tem sido possível graças ao estabelecimento de parcerias como esta. 
Em continuidade às ações, a FDE realizará no próximo dia 6 de abril, no horário das 10 às 12h, no EE Monsenhor Bicudo, na Av Rio Branco, 803, a Videoconferência “Rede do Saber” e posteriormente, encaminhará o material de apoio pedagógico utilizado pelo projeto, “Subsídios para Desenvolvimento de Projetos Didáticos”, composto por cinco fascículos: 
- Os seres vivos diante das estrelas – 1ª e 2ª séries, Heranças Culturais – 2ª e 3ª séries ,Espaços, Tempos e Obras – 5ª e 6ª série e Patrimônios, Expressões e Produções, todos do Ensino Fundamental e Séculos, Contextos e Transformações, do Ensino Médio. 
No total, cada entidade cadastrada receberá 10 conjuntos do referido material, para contribuir e enriquecer o trabalho que os educadores/estagiários já desenvolvem com muita propriedade. Algumas das atribuições da Prefeitura e Secretaria da Cultura são: assegurar as 58 visitas agendadas durante o ano, com 40 educandos por visita, sendo 28 ao Museu de Paleontologia e 30 ao Museu Histórico e Pedagógico nos termos de um cronograma previamente apresentado, garantir gratuidade nas visitas, elaborar relatório mensal de ocorrências, registrar semanalmente o número de visitantes e a presença de monitores. Já à FDE cabe garantir e fazer fluir a comunicação entre os Museus e Diretorias de Ensino, fornecer os dados para contato dos professores coordenadores das Oficinas pedagógicas envolvidas no projeto, fazer e acompanhar a logística do agendamento das visitas, assegurar junto ás escolas que sejam fornecidos transporte e lanche para os alunos. 
O prazo do convênio vigorará por oito meses a contar da data da assinatura. 

Denise Campos Justino 
Assessora Técnica 
Secretaria M. da Cultura e Turismo

0 comentários:

Postar um comentário