quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ordem dos Fantasmas

Livro de brasileiro mostra a Cabala na Última Ceia de Leonardo da Vinci. 

Ebook de escritor gaúcho vem despertando curiosidade na Internet. Com mais de 6.000 downloads gratuitos, o livro "Ordem dos Fantasmas" do gaúcho Eucajus Eugênio, traz uma leitura inédita para Última Ceia de Leonardo da Vinci. 

O autor sugere que a posição e a expressão dos personagens na pintura simbolizam os fundamentos da Cabala, e também afirma que a misteriosa identidade de Mona Lisa, trata-se de Giacomo di Capriotti-Salai, o jovem discípulo que Da Vinci amava e protegia. A narrativa agrupa eventos apontando que Leonardo da Vinci não teria composto a Última Ceia segundo Evangelho de João, 13:21; e sim, segundo o Evangelho de Mateus 13:11. “A vos tem sido dado o segredo sagrado, mas para os que são de fora, os segredos ocorrem em ilustrações, a fim de que olhando olhem, mas não compreendam”. Mateus 13:11 = 13 personagens na pintura e 11 esferas da Arvore da Vida da Cabala. 

A associação da pintura ao principal símbolo da Cabala é realizada didaticamente com auxílio de imagens ilustrativas, proporcionando entendimento e significado na exposição de cada personagem com as Esferas da Arvore da Vida. Em relação à Mona Lisa, o autor afiança apenas uma verdade histórica: Leonardo da Vinci amava a pessoa retratada, outra verdade, é que apenas uma pessoa recebeu esse amor incondicional, a pessoa que mais tempo passou a seu lado. Era tanto amor, que Da Vinci fez questão de registrá-lo em Mona Lisa: a Ponte acima do ombro esquerdo; simboliza uma ligação construída sobre obstáculos, e logo acima da Ponte, a paisagem forma um belo coração, e no lado esquerdo temos a estrada. Na escrita espelho se torna a letra “S”. 

Entretanto, a interpretação das obras de Leonardo da Vinci, representa simplesmente o signo de um convite à leitura cognitiva, sensitiva e inquisitiva que a narrativa nos provoca a fazer nas entrelinhas da mídia, nas interações sociais e na própria literatura. Entre conceitos filosóficos e herméticos é possível encontrar parábolas, figuras dialógicas e recursos gráficos, formatando essa rede simbólica que o livro propõe. Tanto, que 28 filmes e 120 livros são citados, alguns evidentemente ocultos entre metáforas e associações. 

Ordem dos Fantasmas é livro que trata de leituras e traz na sua essência a frase de Schopenhauer: “A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém pensou sobre algo que todos vêem”. 

Serviço: 
Download Gratuito do livro em: ordemdosfantasmas.blogspot.com. 
Contato: Eucajus Eugênio eucajus@eucajus.com.br 54.9645.0055

0 comentários:

Postar um comentário