quarta-feira, 29 de maio de 2013

CONFERÊNCIAS PÚBLICAS


Secretária da Cultura Taís Monteiro participa de reunião sobre Conferências Públicas


A Secretária Municipal da Cultura Taís Monteiro esteve na tarde da última terça-feira, 28, reunida com o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, para uma reunião sobre as Conferências Municipais de Cultura e a Conferência Estadual. A reunião aconteceu em São Paulo, no auditório da Secretaria de Estado.

A reunião teve o objetivo de estimular a adesão dos 645 municípios em especial daqueles que têm maior expressão no Estado ao SNC – Sistema Nacional de Cultura e realização das Conferências Municipais. Além do Secretário Marcelo Mattos de Araújo, o evento contou com a  participação do Secretário Adjunto Sérgio Tiezzi e Secretários e Diretores de Cultura de todo Estado.

As Conferências Municipais são pré-requisito para a participação nas demais esferas, ou seja, Estadual, Regional e Nacional e visam levantar propostas e diretrizes para implantação de políticas públicas dentro do cenário cultural geral além de definirem delegados e seus suplentes para participação em todas as outras Conferências.

Marília já está realizando reuniões setoriais, ou seja, com os diversos segmentos como teatro, artes visuais, literatura, arte circense e outras para definir propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal que será realizada em junho próximo.

A Conferência Estadual está prevista para acontecer em setembro, no Memorial da América Latina em São Paulo e contará com efetiva participação dos municípios, que terá Tais Monteiro na composição do Comitê de Organização. Já a Conferência Nacional de Políticas Públicas para Cultura será realizada no mês de novembro deste ano em Brasília.

Segundo o Secretário de Estado, Marcelo Mattos Araújo, a participação do Município de fundamental importância para a produção cultural.  “A ação do município é fundamental para desencadear este processo de discussão de políticas públicas para a cultura e gera uma grande expectativa de contribuição para a produção cultural de todo o Estado”.

Além da participação nesta reunião, Tais Monteiro, que estava acompanhada da ativista cultural Denise Campos Justino, fez contatos também no PROAC, com a assessora Aline Torres, na Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural, com o Diretor Executivo Silvio Marcondes de Castro e Assessora de Relações Institucionais Carla Fatio, ambos da Abaçaí Cultura e Arte, com o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado, Sergio Tiezzi, com Jamil Scatena da ATM – Atendimento Técnico aos Municípios onde aproveitarou para buscar o apoio para pagamento do pro labore dos três críticos de arte que irão compor a Comissão Julgadora do Salão Arte Contemporânea de Marília.   Taís esteve também com a ex-presidente da ABCA-Associação Brasileira de Críticos de Arte, a mariliense e incentivadora dos Salões, Elvira Vernaschi que se comprometeu a fazer parte da Comissão Organizadora novamente.

0 comentários:

Postar um comentário