quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Clube de Cinema - 61 Anos

Clube de Cinema de Marília comemora 61 anos no dia 26 de Novembro.


Fundado em 12 de outubro de 1.952, o Clube de Cinema de Marília é o único que se mantém em atividades ininterruptas desde sua fundação até os dias de hoje. Comemora 61 anos neste sábado, dia 26, às 20h, no Auditório Municipal “Prof. Octávio Lingnelli”, no piso superior da Biblioteca Municipal, Av Sampaio Vidal, 245. Haverá programação cultural relacionada ao Cinema, apresentação da nova diretoria do clube, e homenagem aos membros da primeira diretoria e colabores do Clube de Cinema.

Recentemente foi eleita a nova diretoria que é constituída pelo Presidente: Ivan Fiorini, Vice-presidente: Rafael Wellington Botaro, 1º Secretário: Pedro de Marco, 2º Secretário: Guilherme Ayres Primo, 1º Tesoureira: Diva Rodrigues de Souza e 2º Tesoureiro: Alexandre de Cerqueira César Junior. O conselho fiscal é formado por Antônio Luiz de Carvalho Leme, Marcelo Roberto Campos e Orisvaldo Quiquinato. Os suplentes do conselho fiscal são: Osvaldo Gimenes Martins, Adriano Lopes Girelli, Hemerson Repetti Pereira.

A diretoria eleita é composta por membros históricos do CCM (“Velha Guarda” que sempre comprometida, vem contribuindo com a vida do Clube ao longo de muitos anos), incorporando jovens que se identificam com a história dessa entidade e querem contribuir para que essa história tão grande ainda dure muitos e muitos anos. Assim, tem por objetivo realizar as tradicionais sessões de sábado e domingo; realizar oficinas de formação cinematográficas tanto teóricas quanto práticas; ciclos de exibições e debates em torno de temas, diretores, propostas estéticas; fortalecer a comunicação interna e externa do CCM; promover a recuperação do acervo do Clube; ampliar o número de associados fortalecendo assim as finanças da entidade, etc. Como podemos perceber, temos muito trabalho pela frente, mas também temos pessoas comprometidas (velha guarda juntamente com a nova escola), mas, sobretudo, com muita vontade de trabalhar para atingir os desafios e objetivos colocados para essa nova gestão.


Um pouco da história

O Clube de Cinema de Marília foi fundado em 12 de Outubro de 1952 por um grupo de jovens idealistas interessados no desenvolvimento cultural da cidade. Esses jovens visavam à criação de uma entidade cultural destinada à difusão do cinema como arte, cultura e meio de expressão, e dessa forma, aprimorar a apreciação técnica, artística e histórica da obra cinematográfica.

A sociedade se reunia na Alfaiataria Cimino, na antiga avenida Mauá (hoje Tancredo Neves) e era formada por Alfeu Afonso, Fausto Augusto Battistetti, Roberto Caetano Cimino, Sergio Albeiro, Sebastião Viera Alves e Wilson Pinto, aliando-se depois os nomes de Luiz Fellipe de Melo Filho e Miguel Maurílio Saad.

A atividade central do CCM era a exibição e discussão de filmes, sendo que os primeiros filmes exibidos foram “A Dama de Xangai” de Orson Welles e o “Encouraçado Potemkin” de Sergei Eisenstein. Contava também com a distribuição de boletins sobre os filmes a serem exibidos esclarecendo o espectador com notas e comentários das obras em exibição. Outras atividades realizadas foram os Cursos de Cinema realizados em 1961. 

Em 1964 realizou-se o Curso de Formação Cinematográfica para Professor; em 1968 e 1970 aconteceu o Curso Básico de Cinema; em 1972 realizou-se o Curso de Cultura Cinematográfica e por fim, em 1984 foram realizados os cursos de Expressionismo Alemão e Comédia Americana.

Três grandes Festivais de Cinema foram realizados pelo Clube de Cinema em 1960, 1967 e 1969 com grande repercussão em toda a sociedade mariliense. 

O Clube de Cinema de Marília também editou o jornal “Curumim”, órgão informativo que divulgava a programação dos cinemas da cidade, notas, informações e artigos de cinema, além de trazer informações sobre as carreiras dos ganhadores do Prêmio Curumim. Segundo este Jornal, “O Prêmio Curumim foi instituído em 1966 com o objetivo de premiar e incentivar o cinema nacional na personalidade do diretor do filme, verdadeiro artesão da obra”. O Curumim foi entregue durante vinte anos, de 1966 a 1985, sempre no mês de outubro e foi criado como parte das comemorações do aniversário do CCM para premiar o diretor de melhor filme nacional exibido na cidade no período de julho a junho do ano seguinte. Este prêmio se tornou conhecido e respeitado pela seriedade no processo de escolha, onde participavam através de votação os diretores do Clube, associados e pessoas da comunidade.

Alguns diretores premiados pelo Prêmio Curumim: Roberto Santos, Sérgio Ricardo, Domingos de Oliveira, Nelson Pereira dos Santos, Arnaldo Jabor, Bruno Barreto, Hector Babenco entre outros.

O Clube de Cinema de Marília exibia sua programação de filmes primeiramente no Cine Marília, depois no Cine São Luiz, no Cine Pedutti e novamente no Cine Marília. Com a construção do prédio do Cine Pedutti, a programação dos filmes preparada pelo CCM voltou a ser exibida neste cinema. 

Em 1990, diante das dificuldades impostas pela falta de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais para a produção, distribuição e exibição de filmes nacionais o Clube de Cinema de Marília viveu um momento difícil de sua história. No entanto, nunca fechou suas portas, desde sua fundação acontecem regularmente as exibições aos sábados e domingos, o que torna o CCM um dos Clubes de Cinema mais antigos do país em funcionamento permanente. 

As duas últimas gestões (2009/2011 – Presidente Dr. Altino Luiz Silva Therezo e 2011/2013 – Presidente Dr. Alexandre de Cerqueira César Junior) trabalharam com afinco e seriedade para manter viva a memória, a história, a programação e também a institucionalidade do CCM, recuperando as finanças, os cadastros junto aos órgãos públicos e os títulos de Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual, podendo citar parceria com a Unesp Marília para reorganização do acervo com a participação das professoras Dra. Telma C. Carvalho Madio e Dra. Maria Leandra Bizello, instalação e manutenção do blog do CCM, concurso de redação “Redacine”, edição de 3 números do Jornal Curumim e festa de comemoração dos 58 e 59 anos de fundação do CCM, entre outros realizações. 


Homenageados:

Receberão um Cartão de Prata os seguintes colaboradores do CCM:

- Ilmo Ricci
- Nelson Ricci
- Luiz Carlos de Francisco (De Xico)
- Roberto Cimino Filho
- Manuel Joaquim Pires
- Benedito André (in memorian)
- Maria de Lourdes Morales Horiguela

Será feito o descerramento de uma placa como forma de homenagem à 1ª Diretoria do Clube de Cinema de Marilia de 1952 com os nomes dos sócios fundadores:

Presidente: Luiz Fellipe de Mello Filho
Vice-presidente: Fausto Augusto Battistete
1º Secretário: Sérgio Albeiro
2º Secretário: Sebastião Vieira Alves
1º Tesoureiro: Roberto Caetano Cimino
2º Tesoureiro: Alfeu Afonso
Departamento de Publicidade: Constantino de Carvalho Negrais
Departamento de Difusão: Flávio Sampieiri 

0 comentários:

Postar um comentário