quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mapeamento

SECRETARIA DA CULTURA REALIZA MAPEAMENTO PARA O CADASTRO MUNICIPAL DE AGENTES CULTURAIS

A Secretaria Municipal de Cultura trabalha com o mapeamento cultural do Município, onde além de atualizar os dados e informações de artistas já cadastrados, inscreve novos contatos cujo produto será constantemente consolidado no Cadastro Municipal de Agentes Culturais. Embora esta seja uma tarefa praticamente diária, a ação foi intensificada e mais direcionada visando atender a composição do Programa Municipal de Financiamento à Cultura, Lei complementar 653 de 15/05/12, Art. 1º, V, bem como incentiva o cadastramento no SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicativos Culturais, do Sistema Nacional de Cultura.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, “A atualização dos dados auxilia no contato com os artistas em geral para envio de convites de eventos, comunicação de editais de incentivo abertos, Salões de Arte e muitas outras informações, além de facilitar a contratação dos artistas pela própria Secretaria ou por parte de terceiros”. 

“Pessoas ligam atrás de violinistas, saxofonistas, papais-noéis, grupos de teatro, dança, e muitos outros. Acabamos indicando mais os que temos cadastrados pois muitos mudam de endereço ou contato e não avisam. Ao obtermos uma gama maior de contatos, daremos oportunidade para todos, pois sabemos que Marília tem um potencial artístico muito grande”. Frisou. 

Dados como nome e endereço completo, nome artístico, telefones, email, facebook, em que área ou linguagem atua, se em artes visuais, artesanato, dança, folclore, literatura, música, teatro ou outros, se trata de profissional, amador ou estudantil, são importantes informações. Não apenas as áreas assimiladas ou reconhecidas, mas também as que necessitam afirmação especial, como as de gênero, dos povos tradicionais de matriz africana, dos povos indígenas, dos ciganos, das culturas populares, dos imigrantes, dos grupos LGBT, das pessoas com deficiência, dos saberes e fazeres tradicionais, das tribos urbanas, entre outras. 

Além de reconhecer e difundir a diversidade, o censo servirá também para qualificar a gestão cultural e monitorar o impacto do Plano Municipal de Cultura. O cadastro deverá constar inclusive uma fotografia do artista ou grupo. 

Paralelamente, o Ministério da Cultura está cadastrando pessoas e Entidades Culturais no SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, onde incentivamos o cadastro pois é importante que todos os artistas e trabalhadores ligados a cultura participem, assim as informações ficam cadastrados para o Ministério realizar um mapeamento, bem como outros profissionais podem encontrar-se para futuros trabalhos e parcerias, além do que terá que considerar a nossa cultura na hora de elaborar as políticas públicas. 

No link http://sniic.cultura.gov.br/, entre em “Faça o seu registro aberto da cultura”, registre sua biblioteca, museu, teatro, cinema e torne suas informações disponíveis para produtores e consumidores culturais, em “Novo Cadastro” e preencha os dados. 

Já a Secretaria Municipal de Cultura, fica na Rua Lupércio Garrido, 44, V. Barbosa, telefone 14 3402 6600 com Denise Campos e a ficha para o Cadastro Municipal de Agentes Culturais está disponível no link abaixo. Basta preencher e trazer na Secretaria, pois precisamos da foto do artista ou grupo.

0 comentários:

Postar um comentário