quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

360º Favela

Numa realização da Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto 360º Favela teve início na Zona Sul, no CDHU. 


Promover a descentralização da Cultura e permitir o fácil e gratuito acesso em especial da periferia em ações culturais é uma das claras e definidas metas deste Governo. Pensando nisto a Secretaria da Cultura investe no Projeto 360º Favela que nasceu com o objetivo de estimular a produção cultural de no município e difundir mais a cultura Hip hop entre os estudantes usando esta arte como estratégia de meio de integração social e desenvolvimento humano, além de resgatar a auto-estima de jovens, em especial os da periferia, promover espetáculos como uma atividade cultural para crianças e adolescentes e ainda se tornar uma opção de lazer e atração cultural para a população.

Tais Monteiro, responsável pela Pasta afirma “Queremos com este projeto oferecer oportunidade às crianças não apenas de assistir os grupos e atrações que temos levado à periferia, mas de fazer parte deles, facilitando para que possam participar destas linguagens na sua própria comunidade de origem, oferecendo formação através deste profissional que é o Sidnei.

Visando alcançar todas as regiões, o trabalho foi iniciado na Zona Sul, onde a primeira turma começou no dia 10 e a outra turma no dia 17 de fevereiro num salão dentro do CDHU. As aulas acontecem duas vezes por semana, no horário das 9 às 11h para as crianças que estudam à tarde com a opção do horário das 14 às 16h para os que freqüentam a escola pela manhã. “Já temos 30 alunos e já existe lista de espera. Aguarda-se bom resultado deste “piloto” para que possamos estendê-lo para as outras regiões.” Disse Sidnei Alves. 

A primeira parte é composta de aulas teóricas e práticas que serão desenvolvidas nos espaços cedidos pela própria comunidade e a segunda será justamente a realização do “1º Festival de Danças Urbanas dos 4 Elementos da Cidade de Marília” programado para a segunda quinzena do mês de Novembro e contará com a participação dos alunos e convidados de nosso município ou região em diferentes apresentações, inclusive com premiação.

Segundo Sidnei Alves, coordenador do Projeto “Apesar da grande diversidade a Cultura ainda encontra-se pouco difundida e muito distante, especialmente no que se refere à cultura dos 4 elementos (graffiti, rap, dj e break), inicialmente estamos trabalhando com a dança e o próximo passo será o graffiti.”

Para se inscrever no 360º os interessados devem se inscrever com Denise Campos na Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Lupércio Garrido, 44 ou pelo tel. 9 9808 3343 com Sidnei Alves.

0 comentários:

Postar um comentário