quinta-feira, 6 de março de 2014

Mulheres no Estoril

Os visitantes poderão apreciar variadas técnicas desde retratos, desenhos, arte acadêmica e ainda pintura em lona.


A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Hotel Estoril e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realiza mais uma belíssima exposição de artes plásticas com abertura no Hotel, no dia 06 de março a partir das 20h30. O Hotel fica na Rua São Luiz, 139.

Fazendo parte da Programação Oficial do Mês da Mulher, a Exposição Coletiva “Mulheres no Estoril” mostra obras de três artistas marilienses, Ângela Caprioli, Iara Regina Almeida Feltrin e Roberta Pauli. Segundo a Assistente Técnica da Secretaria da Cultura, membro do Conselho da Mulher e responsável pela exposição Denise Campos Justino, “Com esta maravilhosa abertura que o Hotel Estoril deu aos artistas marilienses, mesmo sem encerrar uma exposição, já planejamos a próxima. As artistas já se conheciam por nome, mas o que facilitou o contato foi na ocasião do Concurso Natal Iluminado quando as convidamos para compor a Comissão Julgadora para selecionar as residências inscritas, dali a amizade se fortaleceu e resolvemos fazer uma exposição delas três juntas”.

Ângela Caprioli, proprietária há aproximadamente 15 anos do Ateliê A Dança das Cores, situado na Rua José Geronymo Peres, 339, Jd Continental, atualmente com 25 alunos, tem uma história interessante. Sempre se interessou pela arte, relata que passava perto de uma tela e não conseguia passar direto, sempre parava para apreciar e, apaixonada, nem sabia por onde começar. “Em 84 perdi minha mãe e busquei na arte um consolo para preencher o vazio e acabou sendo uma ótima terapia. A professora que inicialmente ma dava aula de pintura em guardanapos, a desafiei a aprender pintura em telas para poder me ensinar”.

A artista utiliza principalmente a técnica óleo sobre tela ou acrílica, estilo acadêmico e muito pouco abstrato ou textura. Teve aula com a artista Isabel Vique de retrato e com outros mestres da pintura. Já expôs na Galeria Municipal de Artes, no saguão do Teatro Municipal de Marília, IMOBAZZ, Marilia Shopping, e outros.

Roberta Pauli, que além de artista também é arquiteta, desde muito nova pintava e o estilo preferido era natureza morta e paisagem, mas devido à faculdade, resolveu parar. Depois, em 2010 um fato a principio muito difícil, Roberta teve de passar por cirurgia para retirada de tumor cerebral justo na área de criação. Para não cair seu rendimento como profissional de Arquitetura, e começou sem grandes intenções resolveu fazer fisioterapia e em resumo e por um milagre, 7 meses depois estava expondo no Louvre, o que acabou abrindo porta e um leque enorme de opções e oportunidades. “Em 2014 tive 5 convites para expor no exterior, participai de exposições na Sede da ONU de Nova York também. Em Marilia minhas obras ficam expostas no escritório, na Rua Lima e Costa, 270.

Já Iara Regina Almeida é amante da arte desde a infância, gosta de retratar pessoas e animais, principalmente. Sua técnica é desenho com lápis grafite. Teve aulas com a artista Isabel Vique, com Braz Alécio, Mário Marlez e outros. Já participou e foi vencedora de um Concurso promovido pela Prefeitura de Marília denominado “Preto e Branco”. Participou de diversas exposições na Galeria Municipal de Artes, AFPESP-Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, CCBEU, Sesi, Imobazz e outras. Atualmente cursa Artes Visuais pela Unimes e tem planos de dar aulas de desenho.

Segundo Iara, “Nós três acompanhadas da Denise tivemos uma reunião para definir a exposição com o ex-gerente de Marketing do Hotel, afinal era com ele nossos contatos e foi ele quem abriu as portas do Hotel para a Cultura. Um profissional competente e incentivador das artes que infelizmente faleceu dias depois e não tem como deixar de homenageá-lo. Nós artistas ficamos muito tristes, e em nome de todos, faremos uma homenagem bem artística para a viúva Dra Nilda Cândido que já confirmou presença”.

As artistas convidam amigos, parentes, interessados, bem como toda a população a conhecer os trabalhos.


Roberta Pauli


Ângela Caprioli


Iara Regina Almeida Feltrin



0 comentários:

Postar um comentário