quarta-feira, 23 de abril de 2014

HISTÓRIA

Prefeitura realiza Projeto de Preservação da História e da 
Memória de Marília
 Além da preservação da memória, o projeto visa o incentivo ao trabalho dos artistas plásticos do município
 



A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – lançou este mês um importante Projeto de Preservação da Memória e da História de Marília. 

Além da preservação da memória do município e de personalidades que fizeram e fazem parte da história da cidade, o projeto busca através de contato com empresários eternizar locais, bem como incentivar o trabalho dos artistas que fazem as telas e que, depois do mês de aniversário do município, praticamente voltam a ser guardadas em seus acervos pessoais. 

“Eu vejo esta iniciativa com muita atenção e carinho com os artistas, e para marcar o lançamento oficial deste projeto - que deverá ser permanente, nós agendamos um happy hour nas dependências do Hotel Estoril, que será realizado no final deste mês”, informa Taís Monteiro, secretária municipal da cultura.

“Lançamos o desafio às empresas para que aceitem que um artista a partir de foto tirada recentemente possa pintar com a técnica óleo ou acrílica sobre tela, o prédio parceiro - que pode ser um estabelecimento comercial, hotéis, lojas, escolas, entre outros. Retratando a imagem do local escolhido, o convidado vai adquirir a obra pelo preço único de R$ 500,00 a ser pago diretamente ao artista. A meta é conseguir inicialmente 10 locais e 10 artistas para depois podermos ampliar”, afirma Denise Campos Justino, assistente técnica da secretaria municipal da cultura e coordenadora do projeto.


Já foi firmada esta parceria com o Hotel Estoril, com a Unimar, Colégio Sagrado Coração, Santa Casa – cujas obras estão sendo pintadas, respectivamente, por Sergio Doretto, Cláudio Dutra, Ângela Caprioli e Rafael Dutra. “Outros contatos estão sendo feitos com as diretorias das empresas e a maioria está elogiando a nossa iniciativa”, completa Justino.


Segundo Cláudio Dutra, um dos artistas participantes, “é muito bom fazer uma obra sabendo que não vou me preocupar em vender ou não, ou se vou guardar; ela já tem um destino, e este projeto é bom para valorizar nosso trabalho bem como para os parceiros que vão adquirir uma imagem de seu próprio estabelecimento”. 

Exposições - Com o objetivo de mostrar parte da rica história de Marília, o projeto conta também com a exposição do 25º Salão - “Marília, através de seus artistas” (na Galeria Municipal de Artes), e de mostras realizadas por outras empresas com obras de artes ou fotográficas alusivas ao município. No Hotel Estoril está em cartaz a exposição “Marília, o Estoril mostra a sua história”, com 20 obras, assim como o Shopping Esmeralda, que em sua praça de eventos apresenta obras do acervo da Secretaria Municipal da Cultura. Ambas homenageiam a cidade de Marília pelos 85 anos.


Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6600 - com Denise, na Secretaria Municipal da Cultura.




0 comentários:

Postar um comentário