quarta-feira, 2 de abril de 2014

Museu Histórico

Museu Histórico inaugura exposição “Foto Muzzi: Fotografia e Pioneirismo”







A Secretaria Municipal da Cultura, através do Museu Histórico e Pedagógico de Marília “Embaixador Hélio Antônio Scarabôtolo”, em parceria com a Comissão de registros Históricos da Câmara Municipal, realizará dia 07 de abril, às 19h30, o coquetel de lançamento da Exposição “Foto Muzzi: Fotografia e Pioneirismo”. A mostra faz parte do calendário de comemorações do aniversário município e segue aberta até 09 de maio.

A Exposição conta com 60 fotos  do acervo da família de Washington e Carlos Muzzi - proprietários pioneiros no segmento fotográfico em Marília, do acervo do Museu Histórico e do acervo da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal. São fotos ricas em informações históricas da época, sobre o desenvolvimento da nova cidade, costumes, características arquitetônicas, de vestimentas e moda.

Para a coordenadora do Museu Ana Carolina Vernaschi Imamura, as fotos da mostra são de grande valor histórico para a cidade. “O Foto Muzzi foi o primeiro Foto Studio de Marília, pioneiro no segmento. As fotos de Washington e Carlos Muzzi fazem parte de nossa história e com certeza estão presentes em álbuns de muitas famílias marilienses. Nossos agradecimentos à Wilza Matos, da Comissão de Registros Históricos, pela parceria e colaboração, e também à família de Carlos Muzzi, em especial Lílian Muzzi Sant’Anna, presente durante a montagem da exposição”, disse.

Além da Exposição, os visitantes poderão apreciar também outras fotos dos primórdios de Marília, desde a abertura das matas, construção das primeiras casas, chegada do trem, entre outras, que compõem uma mostra especial sobre a cidade.
O Museu conta ainda espaço de exposição permanente, com objetos sobre índios, pioneiros, imigrantes e muitos objetos antigos; oferece visita monitorada para turmas de escolas e grupos, além de exibição de filme sobre a história de Marília.

WASHINGTON E CARLOS MUZZI

O estilo de arquitetura déco, predominante na cidade de Marília nas primeiras décadas, foi registrado pelo primeiro estabelecimento fotográfico da cidade: o Foto Muzzi, fundado por Washington Muzzi em 1936.

Washington desembarcou no porto de Santos, proveniente da Itália, com seus pais em 1898 e se estabeleceu, posteriormente, em Araraquara (SP) com esposa e filhos, são eles: João Muzzi, Mário Muzzi, Idelbrando Muzzi, Carlos Muzzi e Teresa Muzzi. Washington era conhecido como fotógrafo de jardim, construiu sua própria máquina fotográfica caixão e era reconhecido por eternizar momentos em Araraquara e Santos.

Todos seus herdeiros aprenderam o ofício da fotografia com o próprio. João, dos irmãos, foi o único que não se envolveu com a arte, e trabalhou na Companhia Paulista de Estrada de Ferro no vagão de restaurante com negócio próprio.

O Foto Muzzi abriu suas portas em 1936, logo que a família chegou à Marília. O primeiro estabelecimento comercial encontrava-se na Av. Sampaio Vidal (entre as ruas 9 de Julho e Dom Pedro). Este foi destruído por um incêndio que começou na fábrica de gelo vizinha. O fogo passou para o Foto e destruiu equipamentos, químicas de revelação, papéis fotográficos e o estúdio da família, causando grande prejuízo. Após o ocorrido, o Foto Muzzi mudou para um lote na mesma quadra atravessando a rua da localização anterior.
 
Washington, Mário, Idelbrando, Carlos e Dorival eram atuantes na cidade, faziam fotografia de documento 3x4, 9x12, 6x9, fotos de estúdio e eventos municipais. Entre os anos de 1939 e 1944, durante a guerra, o Foto Muzzi foi responsável pelas fotografias dos japoneses para a carteira Salvo Conduto que os permitiam transitar pelo território brasileiro.

Os jornais da época costumavam publicar suas fotos para ilustrar diversas notícias, principalmente para demonstrar o crescimento da cidade e seus pontos de destaque.

Grande parte das imagens do acervo do Museu Histórico e Pedagógico e da Comissão de Registros históricos é desse período em que o Foto Muzzi atuava com todos os seus integrantes.

Entre os anos de 1948 e 1949, Carlos Muzzi se desvencilhou do Foto Muzzi e abriu seu próprio negócio, o Foto Kosmos na Rua Carlos Gomes. Carlos se aprofundou nas fotos de estúdio, principalmente infantis (era conhecido como o “Fotógrafo das Crianças”), autorretratos, fotografia de família, alguns eventos da cidade e atuou ainda como fotógrafo da Polícia Técnica. Desenvolvia técnica de pintura a dedo nas imagens e montagens na pós-produção.

Carlos Muzzi nasceu em São Carlos em 02.09.1920, casou-se com Lucinda Ribeiro Salzedas em 1951, com quem teve os filhos, Sônia, Márcia e Carlos.

SERVIÇO

O Museu fica na Rua Yara Clube, 85, bairro Cascata. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3413-9930. A entrada é gratuita.







0 comentários:

Postar um comentário