terça-feira, 13 de maio de 2014

EXPOSIÇÃO

Prefeitura e Hotel Estoril promovem a Exposição “Flor de Lotus”
Mostra coletiva é organizada pelo Ateliê Elisa Bonatto e reunirá também obras de alunas





No próximo dia 15 de maio (quinta-feira), às 20h30, no Hotel Estoril, será aberta a Exposição de Artes “Flor de Lótus”. A mostra coletiva é organizada pelo Ateliê Elisa Bonatto e promovida pela Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – em parceria com o Hotel Estoril.

O Ateliê Elisa Bonatto - da artista e professora Elisa Helena Moreno Bonatto – vai expor alguns de seus trabalhos próprios, além de 25 obras de alunas. A mostra terá telas em pintura a óleo com variadas técnicas em estilo acadêmico.

A artista Elisa Bonatto tem cursos de aperfeiçoamento profissional na área de artesanato e curso de pintura artística em tecido. Elisa participou do 1º Concurso Nacional de Exposição de Pinturas (1998); da 1ª Mostra Municipal e Regional de Arte e Pintura em Porcelanas, Faianças e Tela (2001); da 2ª Mostra de Arte e Pintura em Porcelana, Faiança, Tela e Seda (2002); e do Curso de Pintura em Geral (2003).

A professora ministrou também aulas de pintura a óleo na Oficina Cultural Tarsila do Amaral (em Marília), nos anos de 2007 e 2008. Expôs ainda por 3 anos consecutivos na sede da AABB; na antiga Galeria de Artes - quando ainda funcionava o Centro Cultural; no espaço do Prever; entre outros locais. É formada em magistério (1975) e atua há 17 anos com as atividades de pintura a óleo.

O Ateliê Elisa Bonatto existe há mais de vinte anos. Elisa começou seu trabalho, incentivada por amigas que admiravam suas pinturas e manifestavam desejo de aprender a “arte de colorir”. No início, eram poucas pessoas que se reuniam uma vez por semana, na aconchegante “área de serviço” da casa da professora que ensinava, então, a pintura em tecido: toalhas, panos de cozinha, roupinhas de bebê.

Segundo Iraci Pereira Mesquita de Melo, 71 uma das alunas mais antigas, “mais do que uma escola de pintura, é um espaço de convivência e de fortalecimento de amizades entre jovens, idosas e até adolescentes com uma grande energia positiva”. Iraci fala da obra que vai expor: “Nas exposições que fazemos, senti falta de uma obra que identificasse o nosso grupo ou algo que valorizasse o nome da Elisa e do Ateliê e das alunas. Achei o desenho. Pedi para cada uma das colegas fazer um desenho aleatoriamente. Ela é a flor maior, e cada pétala seria uma de nós”

“Além de expressar os dotes artísticos, praticamos a arte do bem viver. As aulas de pintura agora são momentos oportunos para relacionamentos agradáveis, troca de experiências e o fortalecimento de amizades. São verdadeiras horas de terapia de apoio, onde a paixão pela pintura se transformou em momentos felizes”, diz Elisa Bonatto.

Na mostra serão expostas as obras das seguintes alunas: Mônica Cristina Coneglian Fortuozo, Eunice Brito Reis de Lima, Maria Aparecida Momesso Lopes – Lilá, Nora Januário Remaih, Aparecida Maria Cavalcante de Lima, Ivanil Corredore Cintra, Nair Bove Boro, Neusa R. Moreno Faça, Maria Luiza Paes Milanese, Lucia Trinca, Roseli V. Mantovaneli, Sonia Welk, Maria Ângela Bernardes dos Santos, Maria Zelma Cordeiro Magagnin, Maria Eugenia Tanuri Caetano, Eliana Messas, Denice Aparecida Messias, Iraci Pereira Mesquita de Melo, Julieta Rubi, Leonice Yuami, Regina Stella Dal Coleto, Sônia Maria Mariano, Zilda de Fátima Menegau Fernandes, Vanda Faria de Matos,  Clézia Soares Garcia e Stela Faria.

“A mostra estará aberta para visitações até o dia 3 de junho, em horário comercial do Hotel. Artistas interessados em participar das nossas ações culturais podem nos procurar pelo telefone 3402 6600. Além do Estoril, o Esmeralda Shopping e o novo Espaço Cultural do Marília Shopping também já abriram as portas para a cultura do Município”, afirma Denise Campos Justino, assessora técnica da Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço:
Coletiva de Imprensa - Exposição “Flor de Lotus”
Com a Profª Elisa Bonatto e alunas
Data: 14 de maio (quarta-feira)
Horário: Às 13h30min
Local: Hotel Estoril (Rua São Luiz, 139 – Centro)






0 comentários:

Postar um comentário