quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Lançamento de Livro

Escritor mariliense Luiz Eduardo Escouto lança o livro "O Homem que Amava Comidas" na Bienal do Livro em São Paulo.



Comprovando que o resgate familiar pode começar na Cozinha o livro traz história do homem que aprendeu a estabelecer vínculos de afeto com sua filha por meio do paladar

Em O homem que amava comidas, o Cozinheiro Chef Internacional Luiz Fernando Escouto revela como fez para expressar todo o amor que sente por sua filha. O livro é voltado para o público infantil, por conta das animações e do breve diálogo. A obra publicada pela Editora Pandorga tem um tom bem humorado e mostra a real essência da família: o amor.

Na história contada por Escouto, a menina ama seu pai, ele ama comidas, porém tem dificuldade em dizer a garota que o sentimento era recíproco. Foi quando ele teve a ideia de utilizar a cozinha como algo atrativo para a filha. Seu repertório gastronômico é vasto, prepara iguarias de diversas culturas, com ingredientes variados. “A hora da refeição é o momento em que há o olho no olho, é o momento em que a gente se depara com a família em torno da mesa, o que possibilita o fortalecimento dos vínculos”, explica Escouto.

O livro mostra que às vezes, o amor pode ser lembrado e demonstrado através de atos, cheiros, olhares, texturas, abraços e conversas. “O momento de refeição é um pretexto para nos relacionarmos e expressarmos o quanto nos amamos”, diz. Por isso, o personagem ensina à filha a importância de saborear e sentir o aroma de cada alimento. Apesar das comidas serem feitas para a garota, sempre que outras crianças frequentavam a casa havia um banquete, o que as atraiam de volta para saborear as delicias que ele preparava.

Apesar do livro ser direcionado para o público infantil, ele tem uma leitura objetiva e agradável, o que o torna prazeroso de ser lido por pessoas de todas as idades. Também é uma excelente leitura para os pais que queiram se aproximar das crianças por meio da culinária feita em casa, ou seja, fugir dos fast foods, restaurantes e aproveitar mais os momentos em família. 

Os belos pratos ilustrados e a linda relação entre pai e filha descrita na obra, trazem à tona esta importância de conviver mais com quem se ama. “O projeto do livro 

O homem que amava comidas tem uma proposta para todas as crianças inclusive aquelas que moram nos adultos”, finaliza o chef de cozinha.

Escouto é nascido em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, é Nutricionista, Cozinheiro Chef Internacional, Sommelier. Escreve desde seus 20 anos, mas foi depois dos 30 que começou a publicar alguns dos seus textos. Doutor em Ciências Agronômicas pela UNESP de Botucatu, Pós-graduado em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi e Nutrição, Dietética e Dietoterapia pela Universidad de Navarra, na Espanha. Ele também é pesquisador do GEGASTRO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gastronomia - UNICSUL/SP), além de ser Cozinheiro Chef Internacional e Sommelier de Vinhos e Cervejas pelo SENAC de Águas de São Pedro.

“Até ir para o Mestrado em 1998 tinha visão do trabalho do nutricionista, quando a gastronomia começou a chamar minha atenção, pois dentro do mestrado, desenvolvi a técnica de pão que não vai trigo e durante o curso de especialização em padrões gastronômicos, tive acesso a chefs de cozinha, à cozinha internacional e à brasileira e questões teóricas e práticas, me levaram a pensar a tirar maior proveito do curso que fiz. Questionava se era possível educar o saborear do ser humano. Trouxe as respostas para dentro do trabalho resultando no meu primeiro livro, “Educação para o sabor”, lançado em 2006” Diz Luiz Fernando.

O novo livro será lançado na Bienal do Livro de São Paulo, Rua “E”, na Editora Pandorga, Anhembi neste dia 30 de agosto, sábado, às 12 horas. Posteriormente, haverá a primeira sessão de autógrafos na Feira do Livro do Colégio Cristo Rei, em Marília no dia13, a partir das 10h. Outros locais como a Livraria Milani Store, onde Escouto é chefe e Sommelier de vinhos e colaborador escrevendo para a Revista e a Livraria Livros & Livros do Supermercado Confiança também abriram as portas para o escritor, com datas a serem definidas.


0 comentários:

Postar um comentário