quarta-feira, 8 de outubro de 2014

9º Salão Infanto-Juvenil

Galeria de Artes abre dia 10 de outubro o 9º Salão de Artes Plásticas Infanto-Juvenil.
Alzira Farath - artista plástica e psicóloga, uma das juradas.

Trabalhos expostos são de 30 participantes do Concurso Infanto-Juvenil de Artes Plásticas

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Galeria Municipal de Artes, realiza nesta sexta-feira, 10 de outubro, a partir das 20h, a abertura do 9º Salão de Artes Plásticas Infanto-Juvenil. Todas as crianças e jovens inscritas no concurso, premiadas ou não, terão suas obras expostas. A entrada é gratuita. 

O objetivo é valorizar os trabalhos de crianças e adolescentes alunos de Ateliês, projetos escolares ou inscrições espontâneas. A fim de incentivar uma maior participação, a Prefeitura destina premiação em dinheiro para os primeiros colocados nas três categorias separadas por idade, a saber: de 6 a 9 anos (mirim), de 10 a 13 (infantil) e de 14 a 17 anos (juvenil), sendo 500,00 para os primeiros lugares, 300,00 para os segundos e 200,00 para os terceiros lugares. 

As inscrições foram abertas de 11 de setembro a 3 de outubro que também foi o prazo máximo para os Ateliês e projetos entregaram as obras e no mesmo dia a Comissão julgadora, composta pelos artistas Alison de Sando, Maria Neusa Caruso Silva, Alzira Farath, Anderson Lourenço e André Jundi definiu a premiação. 

A divulgação do resultado e consequente entrega da premiação será feita na abertura do Salão que acontece na Galeria Municipal de Artes e a organização espera contar com a presença dos artistas infanto-juvenis, dos pais, professores dos Ateliês e demais convidados. 

No total 30 obras concorreram entre o Ateliê do Kako, do artista Cláudio Dutra, Ateliê Arte e Luz, de Iracy Coneglian Oliveroz, Ateliê Arte e Convivência, de Maria Isabel Paulo Vique, Ateliê Regina Menezes, e este ano, com uma inovação, que foi a participação de cinco alunos do Projeto Sociedade dos Poetas e Artistas do Amílcare (Escola Estadual Amílcare Mattei). 

“Montado por professoras da sala de leitura e de arte, a matéria Eletiva foi desenvolvida para os alunos da escola integral onde trabalhamos gêneros textuais com contos e poemas com a proposta de um deles ser ilustrado através de pintura com a técnica tinta a óleo e o poema seria declamado pelo aluno, esta matéria durou seis meses e, devido ao sucesso, se repetiu no primeiro semestre deste ano”, disse a professora de Artes do Projeto Sociedade dos Poetas e Artistas do Amílcare, Silvia Cristina Zanella Moura. 

É a primeira vez que Maria Eduarda Bottan, de 16 anos, uma das alunas do Projeto tem a oportunidade de expor. “Embora não espero ganhar e até fiquei muito surpresa ao saber que meu trabalho foi um dos escolhidos, fiquei muito feliz, pois consegui escrever o poema ‘Memórias do tempo’ num momento mais distraído, onde registrei a noite, a lua, e a menina simboliza o meu eu, naquele momento”, disse.

A Exposição fica aberta ao público até o dia 5 de novembro, de segunda à sexta, das 9 às 18h, na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de Novembro, 367 e tem entrada franca. A próxima mostra agendada será a já tradicional “IX Exposição Tributo a Beleza Negra”, no Mês da Consciência Negra, na primeira semana de novembro. 

Texto: Assessoria
Fotos: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário