segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014


A Secretaria Municipal da Cultura através do presente informativo apresenta seu balanço do ano de 2014. Enfrentamos mais um ano de muitos desafios, porém com muito trabalho, dedicação, criatividade e colaboração de parceiros comprometidos, muitos dos problemas foram superados. Os projetos e programas permanentes tiveram continuidade e andamento como “O show da terra”, o “Encontro do Rock”, “Cinema no Bairro”, parceria com as apresentações musicais no Domingo no Bosque. Novos projetos foram inseridos com sucesso na área cultural como Espaço da Criança no Espaço Cultural, Marília é da Criança e Quartas Intenções. 


Consolidamos todas as linguagens desde a arte circense, literatura com lançamento de livros, artes plásticas com a realização do Lançamento do Catálogo Art In Gallery Brazil, inúmeras exposições de artes, tanto na Galeria M. de Artes, Biblioteca Municipal, como em outros Espaços Expositivos cedidos por parceiros da Cultura como Esmeralda Shopping e Hotel Estoril e a abertura de três novos espaços expositivos: UNOPAR, Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária e Espaço Cultural do Marilia Shopping. Galeria de fotos.


A dança se fez presente, com apoio às entidades e academias, o teatro, com o Projeto Teatro da Cidade com aulas gratuitas para jovens, adultos e melhor idade, onde com um grande público encerramos o ano com um espetáculo que marcou o trabalho realizado junto às cinco turmas do projeto e que contou neste ano com mais de 180 participantes. No cinema com a realização do III Curta Marília - Festival de Curtas e com a assinatura do Termo de Parceria com Museu da Imagem e do Som trouxemos o Pontos MIS com muitos filmes e Oficinas gratuitas. Galeria de fotos.

Apoio à realização do Japan Fest, Sarau do Saci, Recreio Urbano, o Astronomia Show - uma viagem pelo cosmos através da ficção – da dança, poesia, música e da tecnologia, descobrindo a origem do universo e do nosso sistema solar e entendendo o meio ambiente e as consequências do aquecimento global. Galeria de fotos.

Os olhos da Secretaria também se voltaram para a capoeira que é uma importante ferramenta de transformação social, além do hip hop com o Projeto 360º. Todos os eventos realizados e apoiados pela Pasta encantaram o público presente. 



No Encontro Regional de Dirigentes e Ativistas Culturais tivemos a eleição como titular da Assessora Técnica representando a 11º Região Administrativa na Comissão de Redação e Sistematização das propostas do Plano Estadual de Cultura, com reuniões mensais que avançarão também em 2015. Galeria de fotos.


Com total apoio do Grupo de Projetos e Obras da Secretaria de Estado da Cultura, o Assessor Parlamentar João Manoel da Costa Neto, Secretário de Estado Dr. Marcelo Mattos Araújo, Secretário Adjunto Sérgio Tiezzi e do nosso Prefeito Vinicius Camarinha, em visita a Marília o Governador Geraldo Alkmin assinou o convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Marília liberando 2 milhões para a reforma do Teatro Municipal. Estamos em processo de licitação para que a melhor empresa possa assumir a tão esperada reforma.

Tivemos muitas surpresas maravilhosas no ano de 2014! Foi realizado com sucesso o II Concurso “Agora você canta”, que descobriu novos talentos, levou a cultura para os bairros e valorizou os artistas cantores de nossa cidade. A final, realizada na Avenida das Indústrias reuniu um público de aproximadamente 2 mil pessoas. Galeria de fotos.



Em novembro aconteceu com grande sucesso o 1º AFROFEST, com o objetivo de destacar a beleza negra e valorizar a diversidade étnica e socio-cultural, valorizando a cultura e a beleza afro-brasileira, com o Concurso Miss e Mister Beleza Negra, Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra e muitas outras atrações. Leia mais... 
Galeria de fotos 1.  Galeria de fotos 2.

Foi constituída uma nova Diretoria do Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico para este biênio com importantes pessoas dispostas a somar com a Secretaria. Leia mais...



Destaque também para o Acessa São Paulo que oferece à população acesso  gratuito a computadores conectados à internet, recebeu investimento para melhorar o atendimento e o Telecentro "Terceira Idade na Era Digital" que oferece cursos gratuitos de informática, realizou Formatura das Turmas do Curso de Informática Básica e Avançada e também recebeu novos computadores. Leia mais...

Nosso Museu de Paleontologia completou 10 anos de existência, é o segundo museu do interior do estado com exposição permanente de fósseis de animais que viveram no período Cretáceo, entre 65 e 80 milhões de anos. Teve a honra de receber a visita de Luís Henrique Cursino, estudante na cidade de Ibitinga, um jovem de 13 anos com interesses em Paleontologia, inclusive já dá palestras em escolas de sua cidade e discute o assunto com propriedade. A Astral Coleções lançou no Museu a inédita coleção Dinossauros – Gigantes da pré-história, publicada semanalmente. O Museu foi contemplado pela editora com uma réplica do Tiranossauro-Rex. Leia mais...  Galeria de fotos. 

Nossa grandiosa Banda Marcial "Cidade de Marília" conquistou excelente colocação, o 3º lugar na primeira etapa do Concurso realizado pela Federação Paulista de Bandas e Fanfarras, em Santa Rita do Passa Quatro e a banda trouxe os troféus de terceiro lugar tanto na modalidade de balizas, música e corpo coreográfico. A disputa reuniu nove bandas do grupo A, ou seja, grupo de elite deste campeonato.


Pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Decoração natalina voltou a acontecer numa iluminada versão “Minha casa é um encanto de Natal”. A Secretaria também colaborou na decoração de enfeites de led na Prefeitura Municipal, Câmara, Praça Saturnino de Brito e Praça das Bandeiras e a Biblioteca Municipal que recebeu ainda uma maravilhosa programação cultural e a visita de muitas famílias. Leia mais...

Viabilizou em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura diversos programas como a Virada Cultural Paulista - o maior evento cultural, conseguiu apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales na Fase de Circulação do Mapa Cultural Paulista. Recebeu o Circuito Sesc de Arte.

Marilia teve a preciosa oportunidade de saber um pouco mais sobre a cultura africana com “Netos de Bandin” que nos deram a honra de sua permanência na cidade durante uma semana realizando o projeto “II Africanizando Marília”, trazendo suas danças, seus costumes, suas vestimentas, sua arte! Galeria de fotos.



Aconteceu a grande, tradicional e saborosa Festa Italiana, pelo segundo ano em local mais apropriado, visando segurança e conforto para os visitantes. Este ano contou com a participação da estrela internacional, a cantora italiana Mafalda Minozzi.




Grandes conquistas...

Muitos desafios e projetos estão por vir, mas estes só serão alcançados e realizados com o tempo. Muito se caminhou, porém a trajetória apenas começou. É sonho deste Governo Municipal realizar projetos de formação para a população, levar a cultura para a periferia, distritos e vilas de Marília. 

Agradecemos a todos os cidadãos e parceiros que colaboraram na construção cultural e que deixaram suas preciosas marcas na história de nossa cidade.

Aproveitamos a oportunidade, para deixarmos aqui um carinhoso convite para que você, precioso leitor, acompanhe e prestigie os eventos culturais a serem realizados em nossa cidade. 

Assim, convidamos os caros leitores a fazerem essa agradável viagem pelo ano de 2014 conosco, apreciando alguns dos momentos através das imagens que acompanham esse informativo.


Retrospectiva 2014


JANEIRO


Recomeçam os projetos culturais da Secretaria de Cultura no Espaço Cultural - "Encontro do Rock", aos sábados, "Show da Terra" e "Espaço da Criança" aos domingos, além do "Domingo no Bosque" no Bosque Municipal, que é realizado pela Secretaria M. do Meio Ambiente, com apoio desta pasta.


- Grupo Perciclando, destaque nacional após vencer o quadro "Se Vira nos 30" do Programa do Faustão, foi recebido pelo Prefeito Vinicius em seu gabinete, com a presença da Secretária Taís Monteiro. O grupo, composto por 7 jovens oriundos da Banda Marcial Cidade de Marília e Banda em Balde, recebeu apoio da SMC - Secretaria Municipal de Cultura para sua viagem.

- A Praça do Tiro de Guerra, na Zona Norte, recebeu a 1ª sessão do "Cinema no Bairro", projeto da Secretaria de Cultura que leva a sétima arte para a periferia da cidade. Ótima opção de lazer para a população. O evento contou com aproximadamente 800 pessoas. O "Cinema no Bairro" em 2014 aconteceu sempre na última sexta-feira de cada mês. Leia mais...

O Cine Cultura de Marília realiza o projeto "Férias no Cinema", com o objetivo de propiciar programa de lazer gratuito e adequado aos alunos em período de férias

Secretaria de Cultura inicia o mapeamento para o cadastro municipal de agentes culturais.  Leia mais...

A Secretaria de Cultura promove reunião com artistas marilienses para discutir os projetos da Galeria Municipal de Artes para o ano de 2014. O objetivo da reunião foi a criação do calendário de exposições e o debate de diversos assuntos ligados às artes plásticas. Leia mais...

A cidade não pára de revelar talentos! Os artistas Luis Gustavo Lima Rosa e Jaime Parchola Filho foram convidados a expor obra de arte em Barcelona. A Secretaria de Cultura viabilizou todo o processo da inscrição. Os artistas foram agraciados com o prêmio "criatividade" pelo seu mural. Leia mais...

Grupo Alpha se apresenta no Octávio Lignelli a peça "5 Mulheres". Leia mais...

A Galeria M. de Artes recebe a Mostra “Pelas Cores do Brasil” da fotógrafa Wilza Matos. Leia mais...

Abertas inscrições para o processo seletivo de grupos de teatro interessados em receber orientação técnica e artística do Projeto Ademar Guerra, edição 2014. Leia mais...


FEVEREIRO

O Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Embaixador Hélio A. Scarabôtollo" abre a Exposição “Antiguidades e Curiosidades”. A mostra reuniu mais de cem objetos antigos com datas que variam entre 1894 e 1970. Leia mais...

A Banda Marcial Cidade de Marília muda sua sede para o CMEEC – Centro Municipal Educativo Esportivo Cultural , situado na Av Santo Antônio, nº 2701. 

Início das aulas da 3ª edição do Projeto Teatro da Cidade. A proposta visa incentivar a produção de arte cênica no município, por meio de aulas gratuitas de teatro para todas as faixas etárias. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Leia mais...

"Retratos de Mulher". Exposição coletiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada na Galeria Municipal de Artes. Leia mais...  Galeria de fotos.

O "I Lácio Carnamarana" aconteceu na EE Profª. Neuza Maria Marana Feijão no distrito de Lácio, com apoio da Secretaria da Cultura.  Leia mais...

O "360º Favela" teve início na Zona Sul, no CDHU. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, com iniciativa do ativista cultural Sidnei Alves, que também é o seu coordenador, e tem por objetivo promover a descentralização da Cultura e promover o acesso da periferia em ações culturais. Leia mais...

Nocivo Shomon. A apresentação do famoso MC e rapper brasileiro no Bar Cão Pererê. O evento foi realizado pela Mó Esquema Marcas, com apoio da Secretaria de Cultura. Leia mais...


MARÇO

"Mulheres no Estoril" - A Secretaria de Cultura, em parceria com o Hotel Estoril e Conselho M. dos Direitos da Mulher, realiza mais uma belíssima exposição de artes plásticas, fazendo parte da programação Oficial do Mês da Mulher. A mostra contou com obras das artistas Ângela Caprioli, Iara Regina Almeida Feltrin e Roberta Pauli. Leia mais...

Carnaval 2014. A Secretaria de Cultura realizou os tradicionais Baile Popular e Matinê para as Crianças na ADPM, com animação da Banda Municipal. No Espaço Cultural aconteceu mais uma edição do Forroval - Forró com Carnaval, para a melhor idade, com animação do Musical Status. A tradicional Bagunça do Circo abriu novamente o carnaval de Marília, percorrendo as principais ruas do centro.  Leia mais...

Outra novidade foram as festas nos bairros, que se tornam a cada ano mais populares. É o caso do I Carnagordão da Portuguesa do Morro, o Carnavínia, folia de Carnaval realizada pela Associação de Moradores do Jardim Lavínia, o I Carnavalari, realizado pela Turma do Buteko no Bairro Cavalari, e por fim o 3º Carnaboi, no Bairro JK, organizado pelo empresário Zé do Boi, todos com apoio estrutural da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura. 

A Escola de Samba Nova Marília, Campeã em diversos Desfiles de Carnaval no município, resolveu pela terceira vez levar a tradicional agremiação para a Av João Ramalho, na Zona Sul. Este fato aconteceu nos anos em que não teve carnaval na rua, ou seja, em 1994 e 2013.

Como eventos alternativos para os dias de carnaval, tivemos o Rebanhão, iniciativa da Renovação Carismática que aconteceu no Espaço Elena Guerra, na Zona Norte. Já a Igreja Evangélica das Nações realizou o “I Congresso de Louvor e Adoração Metamorfose”.

Secretaria de Cultura divulga projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Lei mais...

Secretaria de Cultura e CCBEU - Centro Cultural Brasil-Estados Unidos realizam Exposição Coletiva de Artes "Parabéns a Marília", em homenagem ao Aniversário do Município. Leia mais...

Miss Marília 2014. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura na praça de eventos do Marília Shopping e contou com a a participação da Miss Brasil 2013, Jakelyne Oliveira e a Miss Brasil 1985 Marcia Gabriele, atraindo grande público. Leia mais...

Palestra "Você: Mulher Melhor - Assessoria do Afeto", sobre comportamento afetivo com a cupido profissional Roseli Sanches Carvalho, no Auditório Municipal. Leia mais...

"Arte Iluminada". A Biblioteca Municipal "João Mesquita Valença" recebeu a exposição de luminárias em pvc do artista plástico Nael Campos. Leia mais...

O "Espaço da Criança" com a turma do Palhaço Catatau teve início no mês de março. O projeto que proporciona muitas brincadeiras e diversão para as crianças e que em 2014 aconteceu todos os domingos no Espaço Cultural é uma realização da SMC. Leia mais...

"Comum de Dois". O violonista Marco Pereira e acordeonista Toninho Ferragutti lançaram CD que reúne dois dos nossos maiores instrumentistas. Além do show os dois músicos realizaram o workshop gratuito "Ritmos Brasileiros". Leia mais...

Show "De Passagem" com Oswaldo Montenegro. Evento aconteceu no Teatro do Sagrado, com apoio da SMC.

3º Encontro de Violeiros. Evento promovido pelo Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul teve apoio da SMC.

Auditório Municipal recebe a peça "Cinco Mulheres", do grupo Alfa de Teatro.

Teatro do Sagrado recebe o VII Anoitecer Lírico, do grupo AmoClássicos, com apoio da Secretaria de Cultura.

Nikkey Clube de Marília faz o lançamento do XII Japan Fest no Marília Shopping. Com mostra de ikebana, apresentação de grupos de taikô, dança japonesa, e apresentação das candidatas ao concurso Miss Nikkey entre outras atrações.

Sessão solene na Câmara Municipal em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Oficina de Delícias da Bel Chocolates. Evento fez parte da programação oficial do Mês da Mulher.

Parque Aquático é das Mulheres. Fazendo parte da programação do Mês da Mulher, o evento realizado pela SMC teve diversas atrações direcionadas às mulheres.


ABRIL

Início do projeto "Marília é da Criança". O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com organização pela Secretaria de Cultura, e tem como objetivo oferecer atividades lúdicas e brinquedos gratuitos para crianças e adolescentes da periferia. Leia mais...

Desfile cívico-militar de 4 de Abril. Com avenida lotada, desfile retratou a história de Marília nos 85 anos. Leia mais...

Grande show com Zezé di Camargo e Luciano. Evento fez parte das comemorações dos 85 anos do município, realizado pela Prefeitura Municipal de Marília.

Marília AeroFest. Mais um evento tradicional em comemoração ao aniversário de Marília. Show de paraquedismo, passeios de trike, vôos panorâmicos, balão de ar quente, brinquedos infláveis e outras atrações. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da SMC.

25º Salão 'Marília, através de seus artistas". O objetivo do Salão é difundir a cultura e incentivar a produção de obras novas que retratem a cidade de Marília. Os primeiros colocados receberam como incentivo premiação no valor total de R$2.000,00. Paralelamente ao Salão a Galeria Municipal de Artes recebeu a Mostra "Santa Casa Faz História", que documentou importantes períodos, não apenas da Santa Casa, mas da Saúde através dos tempos. Leia mais... Galeria de fotos.

"12º Japan Fest". A Festa mais oriental do interior paulista aconteceu no Nikkey Clube de Marília em março, com muitas atrações artísticas, ampla praça de alimentação, concurso Miss Nikkey e Nikkey Kids, Mostra de Ikebana e parque de diversões e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília por meio da Secretaria de Cultura.

Museu Histórico inaugura exposição "Foto Muzzi: Fotografia e Pioneirismo”. Leia mais...

Cine Cultura realiza 3º festival de curtas de Marília, com prêmio e troféus para os primeiros colocados. Além da competitiva de curtas o evento contou com mostra paralela e workshop gratuito de cinema com o cineasta Eduardo Reginato. Leia mais...

Escritor mirim Vitor Dias visita os distritos com projeto de incentivo à leitura. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Cultura. Leia mais...

A Cia de Teatro "Tuia das Traia" trouxe ao Auditório Octávio Lignelli o espetáculo "A Infância da Velhice". Leia mais...

Função RHK. Mó Esquema Marcas realiza show com o grupo Função RHK e Expresso Verdade em Marília. A apresentação teve apoio da Secretaria de Cultura e aconteceu no Bar Cão pererê. Leia mais...

41ª Exposição Nacional de Orquídeas. O evento reuniu no Espaço Cultural e de Lazer "Ezequiel Bambini" expositores de 20 cidades da região e de outros estados que disputaram o prêmio de melhor colecionador. O evento é realizado todos os anos pela Associação dos Orquidófilos de Marília e tem apoio cultural da Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura. Leia mais...

"Marília, o Estoril Conta a Sua História". Com o objetivo de preservar a história e memória do município, essa foi mais uma belíssima exposição de artes plásticas, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Hotel Estoril. Leia mais...

Garotos do Forró. O Show-baile da Melhor Idade no Espaço Cultural fez parte da programação de comemoração ao aniversário do município, e foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Leia mais...

Início do Projeto "Capoeira no Espaço", uma realização da Secretaria de Cultura com iniciativa e organização do Grupo de Capoeira Negro Fujão. Leia mais...

Prefeitura realiza Projeto de Preservação da História e da Memória de Marília. Além da preservação da memória, o projeto visa o incentivo ao trabalho dos artistas plásticos do município. Leia mais...

Prefeitura assina Termo de Parceria do "Pontos MIS" com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O programa de circulação e difusão audiovisual visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Leia mais...

AeroSport traz a Marília o Campeonato de Som Automotivo MTM Brasil, com apoio da SMC. 

A Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília realiza a 29ª Noite dos Pioneiros, no Teatro do Sagrado com homenagem aos músicos e grupos musicais do passado.

Conselho Municipal do Idoso realiza o Bingo da Terceira Idade no Espaço Cultural, com apoio da SMC.

Abertura da Mostra Itinerante "Santa Casa Faz História", na Galeria Municipal de Artes. O evento foi uma realização da Santa Casa de Marília, em parceria com a SMC, Secretaria M. da Educação, Comissão de Registros Históricos, Museu Histórico e Pedagógico e Universidades.

Mulheres de Dirceu. Diversos serviços e orientações sobre saúde e atrações culturais. O evento, realizado pela SMC e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher aconteceu no campo de futebol do distrito de Dirceu.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Cultura realizou show em comemoração ao Aniversário de 88 anos do Distrito de Dirceu. 

A Paróquia Santa Rita de Cássia realiza no Parque do Povo (Zona Sul) a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, e SMC.

Lançamento do Catálogo "Art Gallery" e 1º Salão de Artes "Art Gallery in Brazil".O evento foi realizado na Chácara "Morada do Sol" pela SMC e Portal Art Club.

1ª Etapa do Campeonato Paulista de Motocross. Evento realizado no Recinto Aero Sport pela Aero Sport teve apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Cultura e do Esporte e Lazer.

"Marília Compartilha Saúde" - show com Jorge Vercillo. Evento comemorativo do aniversário de 85 anos da Santa Casa de Marília, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SMC.

Festa do Dia do Trabalhador. Com muitas atrações musicais e sorteio de prêmios, a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura também apoiou este evento, realizado pela Força Sindical.


MAIO

Circuito SESC de Artes 2014. Marília foi contemplada pela 4ª vez consecutiva para receber o circuito. Com grandes atrações, o evento aconteceu na Praça Higashi Hiroshima. com apoio da Secretaria de Cultura. Mais...

"Concertos Educativos: Música Brasileira", com a pianista Loraine Balen. O projeto, aconteceu no Auditório Municipal "Octávio Lignelli e foi realizado através da Lei de incentivo à Cultura do MinC e apoio da Secretaria M. de Cultura. Mais...

Realização da oficina “Luz, Câmera... Ação, Terror ou Comédia? - conhecendo os gêneros cinematográficos" com a jornalista e produtora cultural Suzy Capó, como parte das ações culturais da parceria entre o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura. Mais...

"Disposição de Imagens Remanescentes" - Exposição de colagem do Artista Plástico Sérgio Doretto no CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos, com apoio da Secretaria de Cultura. Mais...

Banda em Balde é destaque na Mostra Estadual de Música Instrumental do Mapa Cultural Paulista. Mais...

Abertura da Exposição “Flor de Lotus” do Ateliê Elisa Bonatto no Hotel Estoril. Mais...

Abertura da Exposição de obras do Catálogo "Art Gallery in Brazil" na Galeria Municipal de Artes. Mais...

Lançamento oficial do Ponto Mis no Cine Cultura de Marília. Projeto de circulação e difusão audiovisual é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Mais...

Cia. ‘Quasilá’ estreia curta-metragem e espetáculo teatral. Mais... 

Virada Cultural Paulista 2014. A mistura de estilos foi a marca da programação musical da VCP 2014, que aconteceu no mês de maio em 3 pontos da cidade, atraindo grande público. Mais...

Escritor disponibiliza seus trabalhos gratuitamente em site. Mais...

Com obras de artistas renomados, Espaço Cultural do Marília Shopping recebe exposição ‘Grandes Artistas de Marília’. Mais...

CCM de Marília realiza workshop audiovisual. Mais...

Cantor Laerte Marques realiza show "Do Jeito Brasileiro" no Octávio Lignelli. Mais...

"Deixa o Rock Rolar". Com apresentação de bandas de Marília e região, o evento aconteceu na praça Higashi Hiroshima, e contou com apoio da Secretaria de Cultura.

A União dos Canaricultores da Região de Marília realiza o 25ª Exposição de Canários, com apoio da Secretaria de Cultura.

Baile Show da Melhor Idade, com Garotos do Forró. Realizado no Espaço Cultural pela Secretaria de Cultura em comemoração ao Dia do Trabalhador. 

Nikkey Clube de Marília realiza o 60º Undokai, tradicional gincana cultural e esportiva.

Cia. de Teatro SMUC realiza no Auditório Municipal a peça "Só Mais Uma Comédia".

Baile da Melhor Idade, com animação do Grupo "Asa Branca", no Espaço Cultural.

6º Dia da Cidadania. Com diversos serviços gratuitos à população e atrações culturais, o evento realizado pela Associação de Moradores da Zona Sul teve apoio da SMC.

Oficina de Literatura "Prazer em Ler" com o escritor mirim Vítor Dias. O evento, realizado na Escola José Augusto Bartholo no Distrito de Avencas teve o apoio da SMC.

II Semana da Luta Antimanicomial. Evento que abordou o tema através de oficinas artísticas, exibição de filmes, shows e debates aconteceu em difersos locais e teve apoio da SMC.

7ª Festa da Padroeira da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Evento foi realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima com apoio da SMC.

Exposição da Mostra Fotográfica Itinerante "Santa Casa Faz História", realizada pela Santa Casa de Marília, em parceria com a Secretaria de Cultura, Secretaria M. da Educação, Comissão de Registros Históricos, Museu Histórico e Pedagógico e universidades.

Comédia teatral "Quem é Essa Garota?" da Cia. de teatro Quasilá. no Auditório Municipal.

Palestra "Motivação para a Vida" do escritor e conferencista Claudemir Tegana. O evento aconteceu na E.E. Neusa Marana, no distrito de Lácio, e teve o apoio da SMC.^

Lançamento do Livro "Influências - oito décadas de influência dos imigrantes na cultura da Alta Paulista" na Praça de Eventos do Marília Shopping. 

Revista Megga Marília realiza na Faip/Faef o Concurso de Moda Inclusiva, com apoio da SMC.


JUNHO

Férias em C.A.S.A. O evento promovido pela Secretaria de Cultura com apoio da Fundação Casa teve como objetivo levar atrações culturais como cinema, teatro e dança aos internos da entidade.

Secretaria de Cultura abre no Esmeralda Shopping a exposição "Mês dos Namorados"

Inauguração do Studio de Voz Kátia Gally, com apoio da SMC.

Lançamento do Livro "Por que os Homens Traem?" do escritor e conferencista Claudemir Tegana, com realização da SMC.

Secretaria de Cultura abre na Galeria Municipal de Artes a exposição "A Copa do Mundo é Nossa"

Paróquia Santo Antônio realiza a XII Quermesse de Santo Antônio, com apoio da SMC.

2º Arraiá do Bairro São Miguel teve o apoio da SMC.

Alma de Rua: Intervenção de Arte Contemporânea e Bate Papo. Realizado no Poliesportivo Octávio Barreto Prado "Tatá" - Zona Sul, o evento teve a parceria da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Esporte e Lazer.

Secretaria de Cultura abre exposição de óleo sobre tela dos artistas Alison de Sando Manzoni e Cláudio Dutra, no Hotel Estoril.

"Dançando com a Vida" - apresentação de alunos da Academia de Balé Quebra-Nozes, no Auditório Municipal.

Secretaria de Cultura e Marília Shopping abrem a exposição "Nikkey, 106 anos de imigração", com mostra de bonsai e ikebana, artes plásticas da artista Suely Gomes dos Santos, e apresentação do grupo de Taikô Hibiki Wadaiko.

No Auditório Municipal aconteceu o Lançamento do filme "O Segredo dos Meus Pais" do diretor Cristiano Aro, com co-produção e participação da ELAM - Escola Livre de Artes de Marília.

Secretaria de Cultura realiza o "Cinema na Fumares".


JULHO

Oficina "A Música do Filme - Das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema", com o compositor e produtor musical Tony Berchmans. O evento é mais um fruto da parceria entre o MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura. Mais...   Galeria de fotos.

‘M Disco’ retorna aos palcos, na sessão ‘Terça Cômica’ em Marília. Mais...

Novo fóssil encontrado: paleontólogos retomam escavações do Dino Titã de Marília. Mais...

Abertura da Exposição Coletiva de Artes Plásticas "Grandes Artistas de Marília" em Garça. Mais...   Galeria de fotos.

Secretaria de Cultura realiza "Férias na Bim" com programação especial de férias. Mais...

"Férias com Cultura" - Oficina de pintura em tela é opção de lazer e cultura para crianças. Mais... 

Banda Marcial Cidade de Marília realiza tradicional festa julina no Espaço Cultural. Mais...

Marília elege representantes para a Comissão de Sistematização e Redação das Propostas do Plano Estadual de Cultura. Mais...

Município é representado em importante reunião do Sistema Nacional de Cultura. Mais...

Museu de Paleontologia atrai turismo e é atração nestas férias. Mais...

1º Arte Animal na Galeria Municipal de Artes. Mais... Galeria de fotos

Em parceria com a Secretaria de Cultura, Elam realiza o 9º Sarau Cultural. Mais...

Marília sedia o Encontro Regional do Pontos MIS. Mais...

Marília Shopping recebe a Exposição coletiva de Artes Plásticas "Harmonia das Cores". Mais...  Galeria de fotos.

Com apoio da Secretaria de Cultura, Academia Studio C apresenta o espetáculo “Dança, uma magia contagiante!”. Mais...

8º Simpósio Regional de Música Sacra. Evento realizado pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus teve apoio da SMC.

Férias em C.A.S.A. e Férias na Fumares. Evento exclusivo para os internos. Atrações culturais. Realização: Prefeitura de Marília, por meio da SMC.

Show Gospel "Adore Marília". O evento realizado no Espaço Cultural teve participação de diversos grupos e apoio da SMC.

Quermesse da Paróquia São João Batista. Evento realizado no Jardim Bandeirantes teve apoio da SMC.

4ª Festa Julina da Associação de Moradores da Nova Marília. Evento realizado com apoio da SMC.

19ª Festa Julina do Nikkey Clube.

Show com o grupo de rap "Consciência X Atual" e grupos convidados. O evento aconteceu no bar Câo Pererê com apoio da SMC.

Secretaria de Cultura realiza Exposição Coletiva "Estoril in Art", no Hotel Estoril, com obras das artistas Alessandra Piai, Celso Ribeiro e Fernanda Herrera.

2º EMIC - Encontro de Música Instrumental Cristã. Evento da Igreja de Deus Jerusalém teve apoio da SMC.

Elam e projeto Africanizando Marília promovem workshop de Dança Egípcia "Racks El Sharq", com apoio da SMC.

Teatro de Bonecos "Recicla Kids" Projeto realizado no Marília Shopping por meio do PROAC, teve apoio da SMC.

Arraiá das Nações - Zona Oeste. Evento da Igreja Evangélica das Nações teve apoio da SMC.

Encontro de Avaliação do Programa Pontos MIS. Evento foi realizado pela SMC no Auditório "Octávio Lignelli" Mais...

Transporte e Cidadania. Diversas atividades oferecidas em comemoração ao Dia do Motorista. Evento realizado pelo SEST/SENAT, com apoio da Prefeitura Municipal e SMC.

Exposição "O Descanso do Avesseiro" do artista plástico Sérgio Doretto, realizada pela Secretaria de Cultura e Marília Shopping. Galeria de fotos.



AGOSTO

Cejusc de Marília inaugura espaço expositivo para artistas da região. Mais...

Esmeralda Shopping recebe exposição de artes plásticas "Homenagem aos Pais", com realização pela SMC.

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura traz a Marília o espetáculo "AMADAS - Associação das Mulheres Que acordaram Despencadas" com Elisabeth Savalla. Mais...  Galeria de fotos.

Juca Chaves apresenta o Stand Up “Finalmente em Pé... Quase!!!”. Mais...    Galeria de fotos.

Oficina de Música "Técnica Pianística em função da interpretação" com Thiago Bertoldi. Mais...

"ArtSol no Estoril". Hotel Estoril e Secretaria de Cultura realizam décima exposição após início da parceria. Mais... Galeria de fotos.

Show com o cantor e compositor Laerte Marques - "Bom Mesmo é ser Brasileiro". Mais... 

Oficina “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”. O evento faz parte da parceria promovida entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Ponto MIS do Museu da Imagem e do Som (MIS). Mais...

1ª Praça da Cidadania - evento organizado pelo grupo FEMSA/Coca-Cola, com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, UNIMAR, Ministério Público e outros segmentos, apresentou mais de dois mil atendimentos em diversas áreas como saúde, jurídica, social e esportiva. Mais...

Abertura da exposição: "A Arte Humanizando e Harmonizando", no espaço cultural da Cejusc. Mais...

Mariliense Marjorie Rossi é uma das cinco primeiras colocadas no Concurso Miss São Paulo 2014. Mais...

Exposições conjuntas “Pintando como se pensa” e “Olhares Folclóricos” são abertas na Galeria Municipal de Artes. Mais...

Com apoio da Secretaria de Cultura, Banda Gospel Êxodus 33 realiza no Auditório Municipal Octávio Lignelli o espetáculo "A Ele Todo Som". Mais...   Galeria de fotos.

1ª Edição do Projeto Espaço Musical Gospel no Espaço Cultural. Uma iniciativa e realização da Igreja Quadrangular, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto no ano de 2014 aconteceu sempre na última sexta de cada mês. Mais...   Galeria de fotos.

Escritor Ivanildo Sá lança livro no Hotel Estoril, com apoio da Secretaria de Cultura. Mais...

Secretaria Municipal de Cultura apóia o Bailão Sertanejo em Rosália. Mais...

"Circo dos Sonhos". A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Cultura proporciona espetáculo de graça para crianças e adolescentes de entidades assistenciais. Mais...

Show de Música Sertaneja em Rosália, com apoio da Secretaria de Cultura. Mais...

Escritor mariliense Luiz Eduardo Escouto lança o livro "O Homem que Amava Comidas" na Bienal do Livro em São Paulo. Mais...

Cantora Nikita Kirah realiza show beneficente "Mistura Fina" no Octávio Lignelli. Mais...    Galeria de fotos.

Semana do Folclore na Biblioteca Municipal de Marília, com apresentação da peça infantil "Sua Alteza A Divinha" da Cia. Corpus. Mais...    Galeria de fotos.

Semana da Juventude. Com diversas atividades esportivas e culturais para a população, e evento foi uma realização da Secretaria M. da Juventude e Cidadania, com apoio das Secretarias Municipais da Cultura e de Esportes e Lazer.

As Paróquias São Sebastião e São Judas Tadeu, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da SMC realizaram a "9ª Festa Italiana", com a presença da estrela internacional Mafalda Minozzi. Galeria de fotos.

Abertura no Marília Shopping da Exposição coletiva "Arte e Vida" do Ateliê De martinelli. Galeria de fotos.

Oficina Cultural Tarsila do Amaral realiza no Auditório Municipal o workshop "O Teatro é Outro", com integrantes da companhia teatral francesa Théatre du Soleil, com apoio da SMC. Galeria de fotos.


Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura realiza na Unimar peça teatral infantil "Peppa Pig", para alunos de Emeis. Galeria de fotos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza Café Cultural na Casa do Pequeno Cidadão Unidade 05 com apresentação do projeto Guri e apresentação de Capoeira, com apoio da SMC. Galeria de fotos.


SETEMBRO

Abertura da Exposição coletiva "Primavera Cultural" do Ateliê Artsol, na Galeria Municipal de Artes.

Desfile cívico-militar pelos 192 anos de independência do Brasil. Galeria de fotos.

ExpoMarília 2014. A 20ª edição da Exposição Agropecuária de Marília trouxe muitas novidades, com apresentação de cantores nacionais e regionais, com destaque para o concurso "Garota Expomarília 2014". O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atraiu em torno de 150 mil pessoas.

Inauguração da nova sala de embarque e Pólo Cultural da Rodoviária de Marília. Mais...

Grupo de Capoeira "Negro Fujão" realiza 1º Intercâmbio Cultural e 10º Batizado e Troca de graduação. Mais...

Inauguração do Pólo Cultural da UNOPAR, com abertura das exposições fotográficas "E Viva a España" de Wilza Matos e "O Passado no Presente" de Érica Montilha e workshop de artes plásticas com o artista Cláudio Vinicius. Mais um amplo espaço se abre para abrigar exposições, música, dança, capoeira e outras linguagens. Mais... Galeria de fotos.

"Uma Vida Muito Animada: experimentando a animação Stop Motion no computador" - Pontos MIS em parceria com a Secretaria de Cultura realizam mais uma importante oficina gratuita. Mais...

Exposição “Camaleonismo de Cores e Formas” abre no Marília Shopping, em parceria com a Secretaria de Cultura. Mais...  Galeria de fotos.

Secretaria Municipal de Cultura leva exposição Coletiva Itinerante "Grandes Artistas de Marília", ao Museu de Arte Primitiva de Assis/SP (MAPA).

Abertura da exposição "Arte Sem Fronteiras" da ABRASCI E IBB, no Hotel Estoril, com apoio da Secretaria de Cultura. Galeria de fotos.

8ª Caravana Siga Bem. Evento itinerante que traz promoções, diversão, cultura, conhecimento e responsabilidade social. O evento teve apoio da Secretaria de Cultura de Marília. 

15º Concurso Miss Primavera e 8º Mister Jazz Bell 2014. Evento realizado pela Academia Jazz Bell, com apoio da Secretaria de Cultura. Mais...

Secretaria de Cultura realiza no Marília Shopping a exposição "Camaleonismo de Cores e Formas", do artista plástico André Franco. Mais...

Em setembro também aconteceu o Sarau Letras Cantadas, no Espaço Cultural, com apoio da SMC.

Show beneficente com o Cantor Arnaldo Freitas e Leila Moreira no Auditório Municipal, com apoio da SMC. Galeria de fotos.



OUTUBRO

CPFL paulista traz a Marília o projeto CINESOLAR - cinema sustentável, com apoio da Secretaria de Cultura. Mais... Galeria de fotos.

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura e defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico. Mais...

Cia de Teatro "Tuia das Traia" apresenta no Auditório Municipal o espetáculo "A Infância da Velhice". Mais...

"Sexta Cômica" - com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, 'M Disco' encerra temporada na cidade em prol do GACCH. Mais...

Concurso "Agora Você Canta" inicia fase de eliminatórias na Zona Norte. Mais...

Apoiando ações para a democratização da arte e da cultura, Secretaria da Cultura apóia o evento Noite "Os Sombrios 2" Mais...

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales. Mais...

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher homenageia membros por Títulos e Honrarias recebidos. Mais...

Orquestra Sinfônica de Bauru se apresenta no Anfiteatro da Unimar, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais...  Galeria de fotos.

Banda Marcial "Cidade de Marília" conquista o 3º lugar na primeira etapa do Concurso de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. Mais...

9º Salão Infanto-Juvenil de Artes Plásticas. Trabalhos expostos de 30 participantes do Concurso Infanto-juvenil de artes plásticas. Mais...

Projeto Guri comemora mês das crianças com apresentações na região de Marília. Mais...

Encontro da Terceira Idade de Marília. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Juventude e Cidadania, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com instituições da sociedade civil.

Outubro Rosa. Diversas atrações culturais. Evento realizado pela Secretaria M. da Juventude e Cidadania, com apoio da SMC. Galeria de fotos.

18º Festival da Primavera "Bon Odori" do Nikkey Clube de Marília. Apoio: SMC. Galeria de fotos

Exposição de artes plásticas "O Desenrolar da Consciência" do artista plástico Sérgio Doretto. A exposição ficou na Galeria Edith Santos no município de Garça/SP, e contou com o apoio da SMC.

Secretaria de Cultura realiza Exposição infanto-juvenil do ateliê Miriam Rossi (São Paulo), no Hotel Estoril.

Casa do Engenho realiza Encontro Internacional de Capoeira no Clube dos Bancários, com apoio da SMC.

Oficina gratuita de animação Stop Motion. Secretaria de Cultura de Marília e Pontos MIS realizam mais uma importante oficina. Mais...

Escritor Luiz Fernando Santos Escouto lança o livro "O Homem que Amava Comidas" na Livraria Milani, com apoio da SMC. Mais...

Oficina Tarsila do Amaral realiza Sarau do Saci com Chambinho do Acordeon, com apoio da SMC. Galeria de fotos.

Cia "Tomara que não chova" realiza espetáculo no Espaço Cultural para alunos da rede pública de ensino, com apoio da SMC. Galeria de fotos.


A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no Yara Clube show com Moacir Franco, para grupos da terceira idade. Galeria de fotos.


A Secretaria de Cultura realizou a tradicional Viagem Cultural a São Paulo com artistas plásticos marilienses, com passeios a importantes centros culturais, como a 13ª Bienal de Artes, o MUB - Museu Brasileiro de Escultura e ao Museu da Imagem e do Som quando foram recepcionados pelo artista plástico Eduardo Iglesias. Galeria de fotos.


1ª Eliminatória do Concurso "Agora Você Canta" - Zona Norte, realizado no dia 18 de Outubro. Galeria de fotos.

2ª Eliminatória do Concurso "Agora Você Canta" - Zona Leste, realizado no dia  25 de Outubro. Galeria de fotos.


NOVEMBRO

Com sucesso de público, Secretaria de Cultura realiza o 1º AFROFEST, no ginásio da ADPM. Mais... Galeria de fotos 01  Galeria de fotos 02  Galeria de fotos 03

Espaço Cultural do Marília Shopping recebe exposição do Ateliê Art Sol, de Solange Volpi. Mais...

Exposição ‘Formas e Cores’ é destaque no Espaço Cultural do Marília Shopping. Mais... Galeria de fotos.

Museu de Paleontologia de Marília completa 10 anos de existência. Mais...

Secretaria de Cultura realiza formatura de alunos e entrega oficial de computadores ao Telecentro de Marília. Mais...

Paleontólogo mirim da cidade de Ibitinga visita Museu de Paleontologia de Marília. Mais...

Peça Teatral “Cada um tem a fama que merece” acontece nesta sexta-feira no Auditório Municipal. Mais...

Secretaria de Cultura apóia o 2º Recital Palavras Soltas. Mais...

Museu de Paleontologia sedia lançamento de Coleção de Revista de Dinossauros. Mais...

Africanizando Marília 2 - Apresentação dos Netos de Bandim acontece no Espaço Cultural. Mais... Galeria de fotos.

Associação Cultural Marília-Brasil promove Roda de Capoeira Regional para Mulheres na Praça Saturnino de Brito, com apoio da SMC. 

Cupido profissional Roseli Sanches Carvalho promove palestra beneficente "Luluzinhas do Bem", no Auditório Municipal, com apoio da SMC.

Secretaria de Cultura realiza a IX Exposição "Tributo à Beleza Negra" na Galeria Municipal de Artes, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

APAE de Marília realiza a 30ª Feira da Bondade, com apoio da Prefeitura Municipal.

Escola Foco Musical realiza no Espaço Cultural o Workshow de Bateria e Canto no Espaço Cultural.

Palestra: "Pedras e Diamantes", do cupido profissional André Luiz de Carvalho, no Auditório Municipal. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Secretaria Municipal de Cultura realiza a exposição fotográfica "África em Nós" no Espaço Cultural do Marília Shopping. Mais...  Galeria de fotos.

CEJUSC itinerante Marília Cidadã. Evento realizado na Emef Olímpio Cruz pelo CEJUSC em parceria com a SMC e diversas entidades.

Exposição "Formas e Cores" da artista plástica Maria do Carmo Sampaio Di Creddo é destaque no Espaço Cultural do Marília Shopping. Mostra é promovida pela SMC. 

Galeria de fotos.

1º Concurso Beleza Negra da Escola Estadual Benito Martinelli, realizado com apoio da SMC. Galeria de fotos. 


3ª Eliminatória do Concurso "Agora Você Canta" - Zona Sul, realizado no dia 08 de Novembro.  Galeria de fotos.

4ª Eliminatória do Concurso "Agora Você Canta" - Zona Oeste, realizado no dia 22 de Novembro. Galeria de fotos.

Projeto "Teatro da cidade": espetáculo lotado marca encerramento do ano. Mais...  Galeria de fotos.


DEZEMBRO

Prefeitura Municipal realiza pelo segundo ano o Concurso "Minha Casa é um Encanto de Natal". Mais... Galeria de fotos

Cine Cultura de Marília traz em Dezembro Mostra de Cinema "Ozu". Mais...

Astronomia Show - "Uma viagem pelo cosmos através da ficção - da dança, poesia, música e tecnologia". Uma iniciativa e organização do astrônomo, ator e teatrólogo João Frazão em parceria com a Secretaria de Cultura. Mais... Galeria de fotos

Semi final do Agora Você Canta 2014 define os 10 finalistas do concurso. Mais...   Galeria de fotos.

Final do Agora Você Canta 2014: Willian Berry é o vencedor do maior concurso musical do interior. Mais... Galeria de fotos

Secretaria de Cultura realiza o Curso Básico de Técnica Vocal, ministrado pela professora de canto Kátia Gally. Galeria de fotos.


Espaço Cultural do Marília Shopping recebe a Exposição “Metamorfose - a arte sob o olhar de Wantre”. Mais... 

Musa do Mac: inscrições estão abertas para a eleição da Musa do MAC 2015. Mais... Galeria de fotos

Natal Iluminado 2014. Com apresentações de corais, orquestra, grupos de dança e música, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura realizou mais uma vez o tradicional evento natalino, que aconteceu em 8 dias. O paço municipal, a biblioteca municipal e a praça saturnino de brito receberam decoração de natal. Um dos destaques foi a Caravana de Natal da Coca-Cola, que percorreu ruas do centro da cidade. Mais...
Galeria de fotos 01  Galeria de fotos 02  Galeria de fotos 03  Galeria de fotos 04

Caravana Social de Natal. Realizado pela Coca-Cola/Fensa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento reuniu cerca de mil crianças do CRAS e Casas do Pequeno Cidadão, com distribuição gratuita de alimentos, peças de teatro, papai noel e entrega de brinquedos. Galeria de fotos


Abertura da Exposição “Navegando nas Imagens” no Hotel Estoril. Mais...

Espaço Cultural recebe 2ª Mostra e Venda de Orquídeas da Primavera. Mais...

Exposição de Artes Plásticas "Geometria - Portal para o Infinito" Galeria de fotos.

0 comentários:

Postar um comentário