segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mapa Cultural Paulista

Marília sediará fase regional do Mapa Cultural Paulista em Artes Visuais e Literatura.

Grupo Perciclando

Artistas marilienses selecionados em teatro, dança e música instrumental também estarão participando desta Fase em outras cidades-sedes

Através do ofício de Edu Silva, Coordenador do Mapa Cultural Paulista, a Secretaria da Cultura recebeu a confirmação de Marília sediar as expressões de Artes visuais e Literatura na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista – Edição 2015/2016, lembrando que os eventos devem acontecer até 31 de outubro de 2015. 

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçai Cultura e Arte, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no nosso Estado. Possui a Fase Municipal, depois os selecionados passam para a Regional e depois os selecionados nesta, para a Estadual que acontece em 2.106 e as propostas artísticas selecionadas de cada linguagem receberão o Prêmio Estímulo no valor de R$2.000,00.

Segundo Assessora Técnica Denise Campos Justino, “Uma de nossas visitas à ABAÇAÍ CULTURA E ARTE, como responsável pelo Mapa Cultural no município e representando a Secretaria Municipal de Cultura de Marília com certeza ajudou na escolha, pois na ocasião, firmamos nosso apoio não só ao Mapa Cultural como em outros projetos da Secretaria de Estado da Cultura”. Disse.

Sobre as necessidades técnicas o município fica responsável por sugerir as datas de realização do evento, pelos locais e montagem dos eventos, divulgação do evento em toda a cidade e em lugares estratégicos bem como na região através das mídias: rádio, tv local, jornais, internet, na rede escolar. A hospedagem, alimentação e transporte da Comissão de Seleção e do Produtor Regional dentro da cidade, recepção dos participantes também é por parte da cidade-sede. Por fim, deve ainda manter o Produtor Cultural da região informado sobre todas as atividades. Ele será o representante da Abaçaí na Região.

Por Marília na seletiva de Literatura participam os selecionados na Municipal, Willian Lima e Joyce Silva e foi agendada para o dia 27-09, Domingo, às 10 horas, no PONTO MILANI – Rua São Carlos, 165 – Centro, com apoio da Livraria Milani, onde haverá uma roda de leitura e Sarau para o público e um bate papo fechado com a Comissão de Seleção e os participantes. 

Nas Artes Visuais participam os marilienses e selecionados na Municipal, Cláudio Dutra, Aloisio Dias da Silva, Juracy Neris e os fotógrafos Klleber Amaral, Lane Rodrigues e Érica Montilha e ficou para o dia 25-09, Sexta-feira, às 19 horas no POLO CULTURAL CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Campus da Unimar - Bloco 6. As obras de todos os artistas da região devem ser entregues para montagem de 8 a 23 de Setembro - A/C Denise, na Secretaria M. de Cultura - Rua Lupércio Garrido, 44 - Vila Barbosa - Marilia – SP e a retirada das obras do local de exposição: de 02 a 12 de novembro), permanecendo a exposição para visitação até o dia 30 de outubro. 

“Estamos muito contente por sediar literatura e artes visuais, o que dará uma visibilidade e incentivo aos escritores para que se mobilizem mais bem como aos nossos artistas locais. Nosso município é um berço de artistas plásticos, temos ao menos 200 cadastrados, mais de 10 ateliês e com certeza a mostra trará grande efervescência na expressão”. Disse a secretária de Cultura, tais Monteiro.

Já as demais expressões onde Marília teve artistas selecionados ficaram assim definidas: Na música instrumental o Grupo Perciclando foi selecionado como grupo instrumental e Francis David como solo instrumental e a Regional será em Paraguaçu Paulista, dia 19-09 (sábado), às 20h na Escola Municipal de Música, Rua Sebastião Rodrigues Nogueira, 141 – Murilo Macedo. Na expressão de Teatro, tivemos o Grupo Quasilá com o espetáculo “Trágicos”, que participará da Regional também em Paraguaçu Paulista, nos dias 04 a 07-09 ( 02 espetáculos por dia), às 14h e 20h30min, no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, Rua Manilio Gobbi, 131 – Centro. Na Dança o Espaço de Dança Pietrah Lincah foi selecionado e se apresentará dia 26-09 (sábado), às 20h, no Teatro Municipal de Garça – Sala Miguel Mônico, Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 560 – Vl. Williams.

Aloísio Dias Nunes

Cláudio Dutra

Érica Montilha

Francis David

Juracy Néris

Klleber Amaral

Lane Rodrigues

Grupo de Dança Pietra Lincah

Grupo Quasilá

Um comentário:

  1. Para um blog de uma secretaria de cultura, o texto tem erros demais. Faltou cultura.

    ResponderExcluir