quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Tributo à Beleza Negra

Galeria Municipal de Artes realiza exposições alusivas ao Dia da Consciência Negra.

Lourdes Pereira

Em comemoração ao dia da Consciência Negra – 20 de novembro - data da morte de Zumbi dos Palmares – a Galeria Municipal de Artes traz duas propostas através de exposição de obras de arte e fotografia que visam resgatar e homenagear a cultura negra, a qual é muito importante para a construção da nossa identidade enquanto povo brasileiro. A mostra tornou-se tradicional e objetiva valorizar a estética negra por meio da pintura e de imagens fotográficas. 

A abertura das exposições: 10ª Mostra Coletiva “Tributo à Beleza Negra” e da 2ª Exposição Fotográfica “Beleza Negra”, acontece no dia 12 de novembro, quinta-feira às 11h na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de novembro, 367. O evento é aberto para toda a população e é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Participam da 10ª Exposição Coletiva “Tributo à Beleza Negra” os artistas: Iara Almeida Feltrin, Ingrid Vitor, Cleusa Novak, Mário Marlez, Clarice Cataia, Claudio Dutra, Raphael Dutra, Juracy Neris, Maria de Lourdes Pereira, Nael Campos, Sônia Adorno, Cleusa Caldas e Maria Luiza Brandão de Melo, ambas chegando recentemente a Marilia e expondo pela primeira vez na Galeria de Artes, além de duas alunas do Atelie Arte e Convivência da artista Bel Vique, Dilnei Fátima Fogolin e Eliana Souza Treviso. 

Já a Mostra de Fotos “Beleza Negra” apresenta trabalhos dos fotógrafos: Lane Rodrigues, Paulo Patriota, Aline Sampaio, Mauro Abreu, Daiane Lesvalde, Eduardo Dantas, Lucinéia Manfredini, Alexandre Marcelino e Wilza Aurora Matos. A mostra conta ainda com fotos de candidatos do Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2015 e das crianças do Desfile Top Kids e Teen beleza Negra 2015.

A abertura do evento contará com uma bela atração cultural, a apresentação do Studio C, musicais e de dança, as quais se integram com as artes plásticas demonstrando que as linguagens artísticas se complementam entre si.

“A Exposição Coletiva Tributo à Beleza Negra que está em sua décima edição, a Mostra fotográfica, se tornaram eventos tradicionais no município, assim como o 2º Marilia Afrofest realizado no último sábado com total êxito são ações afirmativas que merecidamente valorizam a cultura e a beleza negra”. Comenta a titular da pasta, a Secretária Tais Monteiro. 

As mostras podem ser visitadas de 12 de novembro a 4 de dezembro, na Galeria Municipal de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Entrada Franca. Mais informações e agendamento de visitas pelo telefone: 14-3432 3331.

Cleuza Novak

Eliana Treviso

Juraci Néris

Lane Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário