segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Outros Carnavais

Abertura da Exposição Fotográfica “Outros Carnavais” no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária.



Após encerramento da Exposição Coletiva “Riscos e rabiscos” dos grandes artistas marilienses Iara Regina Almeida Feltrin e Cláudio Dutra, será aberta no dia 04 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária a sua oitava exposição, desta vez a Exposição Fotográfica “Outros Carnavais” fazendo parte da programação de eventos do Carnaval 2016.

A mostra que teve início e permaneceu em cartaz no Espaço Cultural do Marília Shopping durante os meses de fevereiro e março do ano passado, contou com importante apoio da Escola de Samba Nova Marília que emprestou fantasias de blocos, de passistas, e alcançou um grande número de visitações. A Escola fundada em julho de 1985 pelo seu presidente Gilson Alves Felício. Foi campeã do Primeiro Grupo por 17 vezes no Carnaval Oficial de Marília. 

Promovida pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição conta com 30 imagens coloridas em tamanho 30 x 40 todas alusivas aos Carnavais de rua de Marília nas décadas de 70 e 80. 

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Carnaval de Marília através de fotos antigas, imagens cedidas pelo Museu Histórico e Pedagógico, bem como pela Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal. Entre algumas das imagens podemos destacar a porta-bandeira e mestre-sala da Escola de Samba Unidos do Bonfim do ano de 1.976, Bloco Maria Isabel, Bloco da Alegria do Yara Clube, ES Cadência da Vila, Ala de baianas, blocos, carros alegóricos, baterias e outros. Em destaque a grande participação de crianças nos carros alegóricos bem como passistas e destaques. Estas crianças hoje na casa de seus cinquenta anos!

Alguns dos visitantes puderam identificar fotos onde eles mesmos ou algum parente ou amigo estava presente em momentos especiais de outras épocas durante os desfiles carnavalescos. Um dos casos foi 

a Família Brito, tradicional em participações na Escola de Samba Unidos do Bonfim, onde se pode apreciar fotos das saudosas D. Pedrina Moreira e tia Marilda Correia de Brito. (Fotos do arquivo da Secretaria da Cultura - anexas)

Com entrada franca, a Exposição ‘Outros Carnavais ’, permanece aberta para visitação até o dia 02 de março e pode ser visitada diariamente das 5h à 1h da manhã , ou seja, os usuários, passageiros e demais interessados tem praticamente o dia todo para apreciar a exposição, enquanto aguardam o horário de embarque ou chegada de seus entes queridos.

O espaço: 
Com capacidade para 120 pessoas, protegido do vento e do frio, a Sala de Embarque possui 250m2, e dispõe de acesso à Internet, sanitários, dispositivos para carregar baterias de celulares, TVs coloridas e ainda um amplo espaço para as exposições que, com certeza, faz toda a diferença, pois abriga obras de artes e fotografias, harmonizando ainda mais o local, tornando-o muito agradável.

“O Espaço Cultural conta com um calendário permanente de exposições realizadas pela Secretaria da Cultura com artistas das mais diferentes formações, como forma de estimular diferentes percepções, olhares e emoções em nossos visitantes”, destaca Marco Antônio, Diretor da Emdurb, responsável pelo espaço.

“Inaugurado em setembro de 2014, este moderno espaço já se firmou como um centro irradiador de cultura com as belíssimas exposições que montamos, além é claro de beneficiar a população que pode conhecer um pouco mais das obras e artistas não só de Marília como da região”, enfatiza Taís Monteiro, Secretária da Cultura de Marília.


0 comentários:

Postar um comentário