quarta-feira, 27 de abril de 2016

Semana de Africanidade

Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania realiza a "Semana de Africanidade de Marília".
Esta ação faz parte da Semana da Africanidade de Marília que acontece dia 28 de abril, quinta-feira com um Flash Mob na Feira Noturna na Av das Indústrias, com o poema “Me Gritaram Negra” de Victoria Santa Cruz e com o Encontro de Africanidades no dia 29, sexta-feira na Praça Higashi Hiroshima, popularmente conhecida como Praça da EMDURB, na Av das Esmeraldas, sn. 

As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania através da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e outros coletivos negros da cidade como Marília Afrofest, Trançadeira Marília, Rainhas Negras, Afroo Mania, Capoeira Brasil e outros.

Segundo a Coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial Rita Magnani, “O Encontro de Africanidades é um projeto concebido com os objetivos de difundir costumes e tradições da cultura negra e a contribuição que esta teve na formação da cultura brasileira, valorizando a identidade cultural da população negra, a fim de desconstruir preconceitos, visando à redução de condutas discriminatórias; mostrar à sociedade o que está sendo produzido pelo segmento negro em termos de produtos e serviços tendo como alvo a partilha de conhecimento e a não comercialização de produtos”. Através das oficinas, tem como alvo promover espaço de articulação troca de ideias e experiências, numa dinâmica onde “cada um ensina o outro”. 

Durante o evento, haverá oficinas de tranças africanas, turbantes, dreadlocks, consultoria de produtos de beleza para a mulher negra, contação de história africanas, exposição de artesanato afro, mostra de objetos da África, oficina de prevenção de DSTs capoeira e também a exposição de empreendedores afro brasileiros com produtos específicos da cultura negra O evento conta também com um Desfile de Modas com a SBB Samba Black Brasil, a grife do samba que vestirá modelos AFROFEST e crianças do Top Kids e Teen Beleza Negra onde algumas modelos infantis estarão desfilando com trajes africanos. Para encerrar haverá a apresentação do grupo de Pagode Verdade Plena.

Os eventos acontecerão no dia 28.04, na feira livre noturna, na Avenida das Indústrias e no dia 29.04 na Praça da EMDURB das 17h às 22h.


0 comentários:

Postar um comentário