segunda-feira, 16 de maio de 2016

Virada Cultural 2016

Grupo ELAM de Teatro apresenta na Virada Cultural seu espetáculo "Sopa de Pedra"
A peça acontece no domingo, 22/05, às 9h no palco interno (Espaço Cultural).

SOPA DE PEDRA

“Espetáculo baseado em um dos contos populares de Pedro Malasartes” 
(Indicado a todas as idades)

Sinopse
O Espetáculo conta um dos episódio de Pedro Malasartes e Dona Véia, dois amigos que vivem armando um para cima do outro.

Malasartes chega à casa da sua velha amiga faminto e cansado, achando que ali seria bem recepcionado, o que não acontece, pois a velha é avarenta que só ela. Então, logo armou um jeito de tirar a barriga da miséria e criou a fantástica e única “SOPA DE PEDRA”.

O Espetáculo

Espetáculo é baseado em um dos contos de Pedro Malasartes e outros contos e textos originários do mesmo. O Grupo ELAM tem como pesquisa o estudo da Cultura Popular Brasileira como um todo: O folclore, contos e cantos populares, religiosidade e liberdade de crenças e cultos, literatura e poesia, cordel... 

Traduzimos a ideia da “Sopa de Pedra” no Espetáculo de forma lúdica e divertida, em uma brincadeira cênica baseada nas situações da vida e comportamentos humanos. 

Estão presentes em críticas satirizadas: a avareza e a ganância, a fome e a gula, a velhice e o abandono, o famoso “jeitinho brasileiro” e a difícil batalha pela sobrevivência do artista que vive de sua arte.

Da Montagem
A montagem do Espetáculo SOPA DE PEDRA do Grupo ELAM conta com intervenções com o público, números musicais, apostas, brincadeiras de adivinhas e “o que é, o que é?”. As intervenções foram pontuadas objetivando maior interação com o público presente. Resgatando cantos e adivinhas que geram identificação desde os mais velhos as crianças. Humor inocente, críticas cômicas, personagens clownescos, muita diversão e risada com a velhinha avarenta e o matuto Pedro Malasartes. 

FICHA TECNICA
DIREÇÃO: Márcio Martins
ELENCO: Letícia Rodrigues e Márcio Martins
CENOGRAFIA E ADEREÇOS 
A cenografia do espetáculo é a casa da velha, simples e modesta. Um fogão a lenha (desmontável), lenhas, 1 cadeira, 2 bancos, uma mesa pequena, um biombo.

Adereços: Baú com moedas, panela, colheres, cumbucas, cesto de vime com adereços cênicos (legumes e verduras usados na ‘sopa’), toalhas de mesa, vaso com flor, vassoura, cobertor. Uma mesa ou estante emprestada do local da apresentação.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
“Sopa de Pedra” pode ser apresentado em qualquer espaço, recomenda-se que em locais abertos ou com grande publico em espaço sem acústica a utilização de dois microfones.

PUBLICO ALVO: Todas as idades
DURAÇÃO: 50 minutos
REALIZAÇÃO
ELAM – Escola Livre de Artes de Marília
Grupo ELAM de Teatro

CONTATOS 
ELAM – Av. Vicente Ferreira, n°1069 
Fones: (14) 3301-9390 ou (14) 99605-7489 
Quer saber mais do Grupo ELAM? 

0 comentários:

Postar um comentário