quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Exposição

Galeria de Artes recebe exposição “Imigrantes do Café”.


A Galeria Municipal de Artes abre nesta sexta-feira, 02, a exposição itinerante “Imigrantes do Café”. A mostra é uma iniciativa compartilhada entre o Museu da Imigração, em São Paulo e o Museu do Café, em Santos, sob a curadoria da professora da Unesp Rosangela Formentini Caldas e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A montagem terá a participação de diversas equipes no processo criativo, possibilitando a mescla do acervo de fotografias que vieram do Museu da Imigração e de peças e objetos de colecionadores da cidade e do Museu Histórico e Pedagógico de Marília.

As histórias da imigração e do café se entrecruzam com a trajetória de muitos trabalhadores que chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e início do XX em busca de melhores condições de vida. A grande produção e comercialização do grão foram possíveis, em grande parte, pelo trabalho desses imigrantes nas fazendas de café e no porto de Santos.

A exposição contará com fotografias, objetos de trabalho e de uso cotidiano, e uma área interativa para as crianças, relacionando a história do café a imigração no país. A compreensão de questões como o funcionamento da Hospedaria e o papel da Agência de Colocação para encaminhamento ao trabalho, bem como o cotidiano no campo, desde o trabalho no cafezal ao lazer foram temas abordados.

A Galeria de Artes fica na Rua XV de Novembro, 367. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3432-3331. A entrada é gratuita.

Serviço:
Exposição: “Imigrantes do Café”
Local: Galeria Municipal de Artes - Rua XV de Novembro, 367.
Data: de 02/09 a 30/09/16
Abertura: 02/09, às 15h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Foto 1: Da esquerda para a direita:  Rosângela Caldas - pres. do Conselho M. de Cultura; Vivian - representante do Museu da Imigração; Alessandro - Doutorando/Unesp; Andréia Helena - coordenadora da Galeria M. de Artes; Taynara Almeida - Arquivista/Unesp.



0 comentários:

Postar um comentário