segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primavera dos Museus

Museu Histórico de Marília participa da 10ª Primavera dos Museus.



Coordenada pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus acontece todo ano no início da estação homônima, a Primavera. 

Todo ano é comemorado no Brasil a “Primavera dos Museus” organizada pelo Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM) acontecendo sempre no mês de setembro em comemoração a estação da primavera e que já está em sua 10ª edição. O tema deste ano é “Museu Memória e Economia da Cultura”, o evento tem duração de uma semana onde é montada exposição pertinente ao tema.

A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da estação homônima, quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial. As instituições interessadas em participar de sua 10ª edição devem inscrever atividades e promover sua realização entre os dias 19 a 23 de setembro, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Museus, Memórias e Economia da Cultura. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao IBRAM cabe divulgar a programação e produzir o Guia da Programação virtual. 

Os museus desempenham um importante papel social. O foco tradicional na coleta, preservação e educação tem-se alargado o que possibilita ressaltar suas potencialidades de interação com a comunidade. Sob essa perspectiva, os museus se tornam espaços de trocas e construções socioculturais, tanto com seus públicos quanto com seu entorno. 

Em seu relacionamento com os visitantes, as instituições museais realizam trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. Por meio desse processo dialógico, que também envolve ouvir e entender as necessidades de seus públicos. É possível proporcionar experiências de resignificação do olhar sobre as questões humanas, capazes de fortalecer a atuação do indivíduo na sociedade e o senso de pertencimento cultural. 

Além das parcerias sociais, as trocas também podem estabelecer relações de dimensão econômica. Ao atuar como centro gravitacional de atração de público e da vida ao redor dos espaços de sua localização.

O Museu Histórico de Marília fará exibição do filme “História de Marília” em comemoração a data, e os visitantes poderão ainda visitar a exposição permanente, afirma o chefe do museu Ricardo Verceloni Martins.

Segundo a Secretária de cultura Thais Monteiro o evento valoriza a cultura e a memória da cidade.

O museu está localizado a Av. Rio Branco nº 1383 no bairro Alto Cafezal e o telefone de contato é (014) 34139930 - o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 as 11:30 e das 13 as 17:30 h. 
A entrada é gratuita

Serviço:
10ª Primavera de Museus
De 19 a 23 de Setembro
Museu Histórico e Pedagogico de Marília - Av. Rio Branco, 1383.
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30


0 comentários:

Postar um comentário