segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Espetáculo teatral "Mamute"

Inspirado em fato real, espetáculo “Mamute” é encenado no Teatro Municipal nesta sexta (23/9), às 20 horas, com entrada franca.



O espetáculo foi contemplado pelo ProAC Circulação. A entrada é franca (não é necessário retirar ingresso). 

Na Quinta, dia 22/9, das 13h às 15h30 a Companhia teatral fará uma oficina cênica na Fundação Mansão Ismael.

Espetáculo “Mamute” - Sinopse
Com direção de Fernando Gimenes e Carla Zanini, a obra de ficção da dramaturga Dione Carlos, criada a partir de uma manchete croata de 2008, que na qual dizia que o corpo de uma mulher fora encontrado dentro de seu próprio apartamento, 42 anos após a sua morte, sem que ninguém tenha sequer percebido sua ausência. Partindo deste fato verídico, o espetáculo Mamute se passa num famoso prédio de moradias no centro de São Paulo que está em sua fase final de desapropriação, prestes a ser demolido. 

Aqui a cidade é entendida como meio de invisibilidade dos seres humanos que nela habitam. Um testemunho da solidão humana experienciada, vivenciada e assistida de forma crua. MAMUTE retorna ao zoológico humano, quando a diferença era enjaulada e observada. Agora, aqui é a alteridade que observa os animais massificados e os classifica. 

O espetáculo rompe com o realismo da notícia de jornal e os personagens, entre eles os vizinhos, faxineiros, uma equipe de TV e até mesmo a poltrona onde o corpo repousava, especulam sobre o motivo da morte e por que aquele corpo permaneceu tanto tempo sem ser encontrado. 

Oficina: Adentrando a um Lar/Cidade – A escritura cênica na construção de um auto-retrato pela perspectiva do idoso
A oficina pretende através de um compartilhamento entre atores e principantes, integrar gerações e expandir a discussão sobre a conscientização do envelhecimento da população brasileira. Também visa proporcionar aos cidadãos da melhor idade, através de ferramentas artísticas, debates sobre as questões que envolvem essa faixa etária.

Serão analisados preconceitos e discriminações sustentadas socialmente, recuperando nos cidadãos a ideia de colaboradores ativos, verdadeiros artistas responsáveis pela memória da sociedade em que estão inseridos.

Cia. do Mofo
É formada por artistas egressos da EAD – Escola de Arte Dramática da USP, ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André, Universidade Anhembi-Morumbi, Teatro Escola Macunaíma e CPTzinho. Uma reunião de jovens artistas que encontraram neste coletivo a possibilidade de compartilhar experiências tão distintas, vividas durante seus processos de formação, atualmente focados no aprofundamento nos estudos de interpretação acerca do homem brasileiro contemporâneo.

Serviço:
O que: Espetáculo Teatral “Mamute”
Quando: Sexta, dia 23/9 às 20h.
Onde: Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” - Av. Rio Branco, s/n
Entrada: franca (não é necessário retirar convite).





Texto: Helder C. Soares
Fotos: Divulgação
Fotos - legendas:
1 e 2 - Encenação do espetáculo "Mamute"
3 e 4 - oficina ministrada no Sesc

0 comentários:

Postar um comentário