sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Museu Histórico recebe visita ilustre

Museu Histórico e Pedagógico de Marília recebe visita de neto do pioneiro Natale Pierucci.
Postado em: 16/12/16.


O Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabotollo” está de alto astral ao receber na mesma semana parentes de pioneiros que vieram visitar e conhecer mais a história de Marília.

O ilustre visitante de hoje, dia 15 de dezembro foi o Sr. Pedro Luiz Pierucci, engenheiro de produção que atualmente reside em São Paulo. Ele é neto do pioneiro NATALE PIERUCCI. Além de figurar na Galeria dos Pioneiros no Museu, ainda consta no livro “Marilia, cidade nova e bonita” de Balthazar de Godoy Moreira e Alcides Lages de Magalhães.

Natale Pierucci, filho de Sebastião Pierucci e Tereza Passaglia, nasceu na Itália em 1.886, veio para o Brasil com 7 anos de idade indo residir em Capivari onde se casou com a sra. Candida Albero. Transferiu-se para Marilia em 1.929. Foi morador da quinta casa construída em Marília na época na região da antiga fábrica de cerveja Bavária, onde hoje se localiza a Seccional de Policia Civil. 

Segundo Sr. Pedro “Meu avô Natale foi artesão sapateiro e construiu duas fabriquetas, a masculina fazia botas e aparatos para os peões que trabalhavam nas fazendas e a feminina, sapatos finos para as mulheres que aqui chegavam. Teve 6 filhos, a primogênita, minha tia Honorina era muito culta, inclusive ajudou juntar as informações dos pioneiros”.

Conta que devido ao fato de se ter pouquíssimas escolas e falta de acesso, os tios, bem como seu pai Sebastião eram autodidatas e estudaram em casa ou aprenderam com professores particulares, se formaram professores e administradores. 

O visitante deseja fazer uma doação de acervo da década de 30 para o Museu que pertenciam á tia caçula, IVETE PIERUCCI, que consta de discos LP, rolos de fotografias, uma caixa de madeira de pó de arroz da Phebo e uma curiosidade, um arminho que passou pela taxidermia. Trata-se de animal de pequeno porte em que a pele era aproveitada sobretudo para golas ou bordaduras de mantos e casacos e fazia parte da cultura os pais italianos oferecerem às filhas ao completar 15 anos.

“Minha tia Ivete morou toda a sua adolescência e juventude em Marília, foi professora, não casou-se, era uma moça caseira e estudou para professora. Em São Paulo trabalhou ao apoio e solidariedade humana e relações sociais nas entidades atuando como assistente social. Faleceu na Capital aos 65 anos”. Concluiu.

Orientado quanto ao trâmite necessário de levantamento de dados importantes como origem, data de fabricação ou importância para o Museu, Sr. Pedro prometeu retornar com as informações necessárias para que o Museu proceda com o Termo de Doação. 

Visitem o Museu nas férias, tragam seus filhos e parentes! O Museu fica na Av Rio Branco, 1.383 e está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17h, com entrada franca.






0 comentários:

Postar um comentário