terça-feira, 23 de maio de 2017

ESTUDANTES DE PEDAGOGIA VISTAM NOVA SEDE DA BIBLIOTECA MUNICIPAL


Na manhã da última sexta-feira, 19, estudantes do curso de Pedagogia da Uniesp - Faculdade de Marília visitaram a nova sede da Biblioteca Municipal, acompanhados da professora e coordenadora do curso, Luciana Cordeiro Cavalcanti, da coordenadora da Biblioteca Rosane Fagotti Voss e do Secretário da Cultura André Gomes.

Na ocasião, os estudantes conheceram os projetos de mudanças físicas e conceituais da Biblioteca Municipal e aprovaram as novidades que serão positivas para a população, além de ser importante ferramenta de auxílio para estudantes que contarão com amplos espaços, novas aquisições de livros, wi-fi, computadores, ou seja, um espaço para que ele possa desenvolver seus trabalhos e pesquisas.

Para a professora e coordenadora do curso, Luciana Cordeiro Cavalcanti, a mudança é muito significativa e louvável. “Esse novo projeto contempla uma biblioteca interativa, humana, que tem como objetivo aproximar as pessoas da leitura; fazer da leitura um hábito permanente, que as pessoas frequentem a biblioteca porque querem e não porque precisam. Aproximar a biblioteca do comércio foi excelente, pois vai estar próxima das pessoas, oferecendo espaços para descanso, momentos de lazer, e leitura como hábito do cotidiano”, disse.

Sobre o destino do prédio da Avenida Sampaio Vidal, Luciana destaca que “a biblioteca vai deixar o outro prédio, mas ele não vai se transformar em um lugar abandonado, e sim, um lugar onde a cultura vai crescer ainda mais, já que vai abrigar importantes instituições também de valor cultural como o Museu Histórico e Galeria de Artes”.

Segundo André Gomes, o objetivo é dialogar com todas as Universidades de Marília. “Nós adotamos a concepção antropológica de cultura, para a qual, cultura é tudo que nos é caro, tudo que nos define como povo. Em outras palavras é o conhecimento socialmente produzido pela humanidade e as Universidades são produtoras de conhecimento por excelência. Nesse sentido, nada mais justo que estabelecer parcerias com estas instituições”, destacou.

Letícia Magalhães, estudante de pedagogia, se diz encantada pela com nova biblioteca. “Sou frequentadora da biblioteca e agora vejo que temos diversos atrativos com os novos projetos, além deste prédio moderno, um espaço maravilhoso e agradável. Quero participar dos projetos, quero trazer minha filha para brinquedoteca, contação de histórias, quero participar de todas atividades. Realmente, este será um espaço muito especial dentro de nossa cidade de Marília”, disse Letícia.


O PROJETO


A Biblioteca Municipal de Marília está de mudança para um prédio novo, moderno e maior do que o atual espaço.  O prédio possui 850m² de espaço livre para trabalhar o conceito de biblioteca viva com várias ações e programas culturais de qualidade, oferecendo melhores acomodações para diversos públicos e idades. Será uma Biblioteca modelo no Estado de São Paulo.

A mudança leva a Biblioteca Municipal a um prédio totalmente acessível, com elevador braile e banheiros adaptados, buscando oferecer espaços fixos para contação de histórias, cursos, oficinas, jogos, RPG, palestras e convivência.

“A nova biblioteca mantém os setores infantis, juvenis, braile e terceira idade, tornando-se um lugar mais adequado à leitura, climatizado, confortável e disponível com diversos serviços; é assim que nossa nova biblioteca vai ficar”, explica Rosane Fagotti, coordenadora da Biblioteca Municipal.

Segundo ela, atualmente as bibliotecas mudaram seu perfil e conceito, “biblioteca não é mais um depósito de livros velhos, desatualizados que efetua apenas empréstimos e atende a pesquisas. É também um lugar de convivência, trocas e aprendizado mútuo”, completa Rosane.

O setor braile é, por decreto, unido à biblioteca municipal, porém a atual administração manterá uma biblioteca ramal braile, com uma bibliotecária efetiva no prédio da Avenida Sampaio Vidal para que os usuários da Associação dos Deficientes Visuais - Adevimari (que se encontra instalada no 1º andar desse prédio, desde a última gestão municipal) seja atendida plenamente, sem nenhum prejuízo à leitura, tendo agora duas opções e ofertas de serviços especializados para esse público.


Objetivando otimizar a frequência dos espaços culturais da cidade, a nova administração instalará no prédio da Sampaio Vidal, a Secretaria da Cultura, o Museu Histórico e Pedagógico e também a Galeria Municipal de Artes no mesmo local. Atualmente, esses equipamentos públicos estão em locais separados na cidade e de difícil acesso à população, que às vezes, desconhecem por falta de acessibilidade e visibilidade.
(Foto: Ana Carolina Vernaschi)

0 comentários:

Postar um comentário