segunda-feira, 12 de junho de 2017

ARTESANATO PAULISTA

SECRETARIA DA CULTURA PROMOVE O CURSO FEITO À MÃO
Subsecretária de Trabalho Artesanal vem a Marília para realizar o curso "Feito à Mão"

No dia 13 de julho, a Secretaria da Cultura traz para Marília a Subsecretária de Trabalho Artesanal nas Comunidades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação do Governo do Estado de São Paulo, Sernhora Elisabete Bacelar para realizar o curso “Feito à Mão”.

O curso é direcionado aos artesãos e artesãs de Marília e região e objetiva apresentar as bases da Lei do Artesanato, enfatizando o que é e não é artesanato no Brasil hoje. Além disso, amplia a discussão com uma apresentação sobre as técnicas de divulgação e valorização do produto artesanal, conceitos de economia criativa e suporte para criação de associações nas cidades.

A atividade acontecerá no Auditório da Saúde, localizado na Avenida Castro Alves, 61, 4º andar, a partir das 13h. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas também pelo telefone 14-3402-6600, facebook.com/SecretariaMunicipaldaCulturadeMarília ou culturamarilia.blogspot.com.br


Representantes da Secretaria da Cultura participam de capacitação em São Paulo para orientação e profissionalização dos artesãos da cidade



Representantes da Secretaria da Cultura participam de treinamento de agentes de cooperação SUTACO na cidade de São Paulo.

A Sutaco hoje é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas comunidades, integrando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Marca do Artesanato Paulista, reconhecida no país e no exterior, também coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado de São Paulo.

O curso teve duração de 6 horas de trabalho e apresentou as novas bases conceituais do artesanato paulista que, segundo a lei Federal nº 13180, de 22 de outubro de 2015, define o que é o artesão/artesã no Brasil, conforme Art.1º é “toda pessoa física que desempenha suas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada”.

Segundo a Subsecretária do Estado, Elisabete Bacelar, “é importante que trabalhemos o conceito do que é ou não é artesanato no Brasil, bem como sobre a importância da carteira de artesão da Sutaco. Esse treinamento é para que as Prefeituras parceiras tenham seus próprios agentes de orientação nas cidades paulistas, valorizando o artesão e seu artesanato nas mais diferentes localidades”, definiu Elisabete.

A Secretaria Municipal da Cultura já realiza o cadastramento dos artesãos e artesãs diariamente em Marília. “É muito importante que o artesão tenha respaldo na cidade em que reside e vende seus produtos. A orientação que oferecemos está sempre fundamentada nas bases oferecidas pelo importante órgão que é a Sutaco e a tendência é ampliar a participação desse profissional nas mais diversas atividades da nossa cidade como feiras e eventos típicos”, ressalta Milena Deganuti, Assistente Técnica da Secretaria.



0 comentários:

Postar um comentário