segunda-feira, 17 de julho de 2017

PREFEITURA INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Marília ganha novo modelo de biblioteca

(Foto: Helder Cristiano Soares)


A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura inaugura no dia 19 de julho (quarta-feira), as novas instalações da Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença” - Rua São Luiz, 1295.

Segundo Rosane Voss, coordenadora da Biblioteca, a mudança leva a Biblioteca Municipal a um prédio totalmente acessível para oferecer vários projetos e programas para todas as idades.

O novo espaço possui 850m² com três pisos totalmente climatizados, com elevador  e banheiros adaptados para pessoa com deficiência.  “O objetivo é atender melhor o público formado atualmente por 10.603 associados”, ressalta a coordenadora.

O novo espaço abrigará de forma mais adequada e moderna o acervo de 26 mil itens composto por obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Marília, literatura, livros infantis, acervo em braile, jornais, revistas, HQ’s, CD’s e DVD’s, audiolivros à disposição de qualquer pessoa que estiver cadastrada para empréstimo.

Com a proposta de implementar novos projetos e  programas, o local possui um espaço amplo para a oferta de atividades e também propicia a captação de verbas nas instituições estaduais e federais, devido à acessibilidade e outras necessidades que as agências de fomento solicitam para tais projetos.

Atualmente as bibliotecas mudaram seu perfil e conceito, não sendo mais somente um depósito de livros velhos, desatualizados que efetua apenas empréstimos e atende a pesquisas. Biblioteca é um organismo vivo atuante, participativo na comunidade. É também um lugar de convivência, trocas e aprendizado mútuo. Biblioteca são pessoas!”, destaca Voss.

É preciso que coloquemos à disposição da população uma Biblioteca viva e pulsante que possa dialogar com os diferentes usuários, trazendo a população pra dentro dela e indo ao encontro dos anseios da população. Ela deve ser parte integrante de um programa de incentivo a leitura, que vai se desdobrar em diversos projetos e ações, destaca o Secretário da Cultura, André Gomes.


BIBLIOTECA MUNICIPAL JOÃO MESQUITA VALENÇA

(Foto: Helder Cristiano Soares)

A Biblioteca municipal foi criada por um Decreto-Lei (nº 23) em 3 de janeiro de 1941, assinado pelo Prefeito Nelson de Carvalho. Em 1966 foi denominada Biblioteca Pública Municipal “João Mesquita Valença”.

No ano de 2017 completou 76 anos de criação, passando por várias mudanças de espaço e de estrutura, incorporando ao longo dos anos a criação da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa” e a Biblioteca Infantil (BIM) “Renan Lombardi Cazo”.

As atuais instalações estão dispostas da seguinte forma: no piso inferior (piso 1) está o telecentro – projeto de informática para a terceira idade, auditório, brinquedoteca, jogos de RPG, espaço de convivência, oficinas e exposições.

No piso térreo (piso 2) encontra-se o acervo de literatura nacional e internacional, escritores marilienses e livros infantis, juvenis, braile, gibiteca, está a recepção, holster, balcão de empréstimo centralizado, banheiros e cabine para braile, revistas e jornais.
Os livros ficarão expostos como numa livraria e com área para leitura de jornais e revistas,

No piso superior (piso 3),livros didáticos e paradidáticos, Programa Agenda Cidadã, biblioteca digital, área de estudo/convivência/espaço multimídia.


CADASTRO E EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Podem se inscrever e emprestar livros os interessados residentes em Marília e distritos. Basta levar o RG e CPF mais o comprovante de residência e recolher uma taxa no valor de R$ 5,00 (conforme Decreto 11.176/2013). Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis para fazer o cadastro e a taxa é de R$ 2,50. Uma foto digital será feita na hora. Quem já for sócio, só precisa trazer a carteirinha antiga e um comprovante de residência para atualizar o cadastro.

A biblioteca oferecerá gratuitamente a todos os usuários conexão a internet com a disponibilização de wi fi dentro das dependências para ser utilizado no âmbito educativo, informativo e de pesquisas.

0 comentários:

Postar um comentário