terça-feira, 31 de outubro de 2017

MOSTRA TEATRAL APRESENTA RESULTADOS DO PROJETO TEATRO DA CIDADE


PROJETO TEATRO DA CIDADE


O projeto Teatro da Cidade, programa de formação cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, realiza a mostra final de espetáculos de 2017.

Para essa mostra, a Secretaria apresenta espetáculos teatrais das turmas: infantil, pré-juvenil, jovem, adulta e melhor idade, cada qual com uma peça desenvolvida ao longo do ano, orientada por um professor do programa.

“Esse ano o projeto teve relevante ampliação com o aumento de vagas oferecidas e a contratação de novos arte educadores, o que resulta em um trabalho muito mais próximo de cada aluno e intensivo na formação de cada um deles”, destaca Márcio Martins, diretor geral do programa. O programa conta com os professores Letícia Rodrigues (turma infantil), Calu Monteiro (adulta), Clarisse Zan (melhor idade) e William Mendonça (infantil) e ainda, os assistentes John Castle, Caca Luís e Gisele Gally.

“O projeto Teatro da Cidade é uma proposta idealizada na nossa gestão em 2012 e é com muito orgulho que podemos dar continuidade a esse projeto cultural e social instituído em nossa cidade com relevantes resultados em todos os quesitos ”, ressalta o Secretário de Cultura André Gomes.

“O projeto busca fomentar a criação artística na cidade e trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam suas potencialidades e tenham uma experiência teatral e expressiva”, finaliza Gomes.

As apresentações são gratuitas e solicitam a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. Confira a programação a seguir.

Para mais informações sobre a agenda cultural da Prefeitura Municipal, basta curtir a página da Secretaria Municipal da Cultura de Marília no facebook ou seguir as notícias do culturamarilia.blogspot.com.br  . O telefone de contato da Secretaria é 14-3453-2553.






FOTOS: Gisele Gally


SOBRE O PROJETO


 O projeto Teatro da Cidade é um programa de formação e difusão cultural que oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade.

Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e têm duração de 10 meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma.

Segundo Márcio Martins, Diretor do projeto, “O programa tem o intuito de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno do Projeto Teatro da Cidade ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador”.

O objetivo principal é socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas.
Através de jogos teatrais e dinâmicas, o programa busca promover a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso as potencialidades já existentes em cada indivíduo.

Os alunos são inspirados pela linguagem do teatro para um processo de elaboração de ideias, e questões para assim transforma-las e manifesta-las cenicamente usando recursos que só o teatro tem; como trabalho corporal, voz, articulação entre outros.


PROGRAMA
Hora: 20h
Local: Teatro Municipal Waldir Silveira Mello

1 de novembro
MOSTRA FINAL TEATRO DA CIDADE “O BAILE”
Turma: Melhor Idade
ENTRADA FRANCA


2 de novembro
MOSTRA FINAL TEATRO DA CIDADE: “COMO O VENTO”
Turma: Pré-juvenil
ENTRADA: 1kg de alimento não perecível


3 de novembro
MOSTRA FINAL TEATRO DA CIDADE: “O SEGREGO DOS SONHOS”
Turma: Infantil
ENTRADA FRANCA

7 de novembro
MOSTRA FINAL TEATRO DA CIDADE: “CALA BOCA JÁ MORREU – HISTÓRIA DE NINGUÉM”
Turma: Jovem
ENTRADA: 1kg de alimento


8 de novembro
MOSTRA FINAL PROJETO TEATRO DA CIDADE: ENSAIO SOBRE A VERDADE
Projeto Teatro da Cidade
Descrição: Espetáculo teatral forjado pela coragem dos alunos da turma adulta do projeto Teatro da Cidade. No Le Grand Bordel a diversão e o prazer mascaram a dor e a maldade das relações humanas e sociais. A sedução oferece um gole de reflexão e convida o espectador a uma dança repleta de situações cômicas e dramáticas. Um misto de risos e lágrimas de compaixão são os efeitos desta peça atemporal que promete tocar em assuntos recorrentes na sociedade atual, mas que bem poucos ousam debater. Com direção: Calu Monteiro, Texto: Cássia Silva, Eduardo Pavloski e Helena Venturini. Sonoplastia: Krêo Fidelis. Figurino: Calu Monteiro. Maquiagem: Carolina Montoro. Penteado: Gabi. Apoio: Mesa da Roça, Só Dança, 2naphoto
Classificação: 16 anos  (menores desta idade devem estar acompanhados dos responsáveis)

ENTRADA GRATUITA: por ordem de chegada

0 comentários:

Postar um comentário