segunda-feira, 13 de novembro de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO DO ESTADO PARA A ÁREA DA CULTURA


PREFEITURA DE MARÍLIA
DANIEL ALONSO ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO DO ESTADO PARA A ÁREA DA CULTURA


O Prefeito Daniel Alonso, juntamente com o Secretário da Cultura, André Gomes, estiveram em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes para a assinatura do convênio que dá continuidade às atividades do programa Oficinas Culturais. Por meio desse convênio, a Prefeitura receberá repasse de recursos do Estado para executar os projetos culturais nos mesmos formatos anteriores das Oficinas e de importância local.

No total foram firmados oito convênios que ultrapassam R$ 1milhão e darão continuidade ao programa nas cidades de Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Presidente Prudente, Limeira, São Carlos e Santos. O programa que será executado em Marília parte de um projeto enviado no começo do ano à Secretaria do Estado e envolve as mais variadas linguagens artísticas e culturais como artes visuais, artes cênicas (dança, teatro, circo), literatura e gestão cultural.

Em Marília, as Oficinas serão gerenciadas pela Secretaria da Cultura, através da coordenação do Secretário André Gomes e da Assessora Técnica Milena Deganuti de Mello. No total, estão previstas 66 atividades distribuídas ao longo de 8 meses em todos os cantos do município. O programa tem previsão de início no mês de dezembro em Marília, tendo uma concentração maior de atividades logo em janeiro e fevereiro de 2018.

“O repasse da primeira parte dos recursos garante um atendimento cultural mais amplo e de formação nas atividades da nossa Secretaria. As oficinas consolidam o crescimento do trabalho na área da cultura na cidade e retomam um importante papel na cidade de formação mais abrangente e de possibilidades de trabalho para os artistas locais, criando oportunidades para a formação do cidadão na área e despertando-o para as artes em geral”, explica Gomes.

Segundo o Prefeito Daniel Alonso, desde o início da sua gestão a Prefeitura e todos os setores estão trabalhando no sentido de retomar e ampliar importantes projetos da cidade na área cultural. “As oficinas cumpriam um amplo papel de formação cultural para nossos cidadãos e nossa meta é dar continuidade ao projeto na cidade. Marília está entre as oito cidades do Estado que vão receber o recurso e vamos fazer jus a esse programa, buscando ampliá-lo nos próximos anos de trabalho”, garantiu ele.

O convênio faz parte de uma reestruturação administrativa do programa, garantindo a continuidade das atividades oferecidas pelo projeto Oficinas Culturais. O novo modelo dá autonomia às prefeituras municipais na escolha das atividades, uma vez que o plano de trabalho apresentado à Secretaria da Cultura do Estado contempla atividades que estão de acordo com as demandas da ­população, disse o Secretário do Estado da Cultura, José Luiz Penna.

A Secretaria Municipal da Cultura informará em breve sobre a captação de projetos para formatação do projeto de 2018. Mais informações podem ser acompanhadas no blog culturamarilia.blogspot.com.br ou no facebook da Secretaria Municipal da Cultural de Marília. O telefone de contato é 14-3402-6600.


OFICINAS CULTURAIS

O programa Oficinas Culturais funcionou por dez anos em Marília, através da regional Oficina Cultural Tarsila do Amaral. A unidade abrangia 50 municípios de atendimento até 2014 e, após essa data, incorporou-se a unidade de Bauru, contemplando no total 97 cidades de Marília, Bauru e região com atividades culturais nas mais variadas áreas e linguagens.

No ano de 2016, o Governo do Estado encerrou as atividades em dez unidades do interior do Estado e do litoral, informando sobre uma reestruturação no programa e implantação de um novo modelo de projeto para as cidades sede e municípios vizinhos.


A reestruturação previa um convênio com repasse direto da verba para as Prefeituras para realização das atividades culturais de formação. Após o envio do projeto pela Secretaria Municipal da Cultura de Marília no início desse ano, o convênio foi firmado no mês de agosto e o primeiro repasse de verbas executado no mês de novembro. 

0 comentários:

Postar um comentário