quinta-feira, 10 de maio de 2018

“Toque de Senzala” acontece sexta-feira e resgata cultura e tradições da cultura afro-brasileira




Nesta sexta-feira, 11 de maio, às 20h, o Teatro Municipal recebe a 2ª edição do projeto “Toque de Senzala - Onde Tudo Começou", organizado pelo grupo de religião de matrizes africanas Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral do Pai Maicon, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é 01 kg de alimento não perecível.

O evento apresentará a história da mitologia africana, danças, capoeira, samba e cantigas, além
de  palestra que irá tratar a importância de combater o preconceito racial e a intolerância religiosa. O projeto contará também com presença do grupo Stylo Black, da cidade Tupã - Projeto Afrofest e também ligado a ONGUMONT ganhadora do edital do PROAC da Secretaria Estadual da Cultura.


Maio, mês de combate ao racismo e a intolerância, de reflexão em memória e resistência, quando completa 130 anos da abolição da escravatura no Brasil (13 de maio), ultimo país aderir à liberdade aos negros africanos que foram escravizados neste país, sendo mês de realização de atividades e ações afirmativas organizadas pelo movimento negro e poder público.

Segundo Pai Maicon, do Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral, o “Projeto Toque de Senzala foi incluído na agenda cultural do município através do projeto de Lei de autoria do vereador Mauricio, com apoio e reconhecimento da Câmara Municipal. Este é mais um projeto de conquista ligada aos terreiros de Marília e região, importância imensurável e histórica mostrando que os povos tradicionais e de religiões africanas estão ocupando espaço legítimo, resgatando aquilo que a história tentou apagar, pois representamos a resistência negra dos quilombolas que lutam contra todas as injustiça e perseguições, e que agora tem uma   retratação histórica  em memória de Zumbi do Palmares” .

“Nada como trabalhar a temática sensibilizando a sociedade sobre esta importante questão, que traz heranças e tradições culturais, intrinsecamente ligadas a questões sociais e culturais, nossa identidade brasileira”, disse André Gomes, secretário da Cultura de Marília.

Haverá artesanatos relacionados à religião de matrizes africanas e presença de artesãos indígenas da Aldeia Tereguá.

Programação:

20h- Abertura Cantora Sambista Jô Moura – canções de Samba de Malandro e homenagem aos Orixás

20h15-Cia de dança Stylo Black- cidade Tupã- Projeto Afrofest/PROAC

20h30-Toque de Senzala “Onde Tudo Começou” teatro que contará historia sobre a mitologia africana

21h-Palestra com Baba Diego de Odé da cidade de Itapevi: estudioso de Matrizes Africanas e Povos Iorubás

21h30-Capoeira Marília Brasil Mestre Pereira


Serviço:

Toque de Senzala “Onde Tudo Começou”
Local: Teatro Municipal
Dia: 11 de maio – 20h
Entrada: 01 Kg de alimento não perecível




Texto: Comunicação/ Secretaria da Cultura
Fotos: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário